Religião

Conheça a história da Igreja centenária dedicada a Santo Antônio que pode desaparecer

Padroeiro do bairro de Bebedouro é celebrado neste domingo, dia 13 de junho

Por João Arthur Sampaio 13/06/2021 08h08
Conheça a história da Igreja centenária dedicada a Santo Antônio que pode desaparecer
Igreja de Bebedouro tem mais de um século de história - Foto: Pascom Bebedouro

Neste domingo, dia 13 de junho, é comemorado o dia de Santo Antônio, o padroeiro do bairro de Bebedouro, em Maceió, um dos locais afetados pela mineração do solo, causada pela Braskem. No local, existe a paróquia do santo, uma igreja com mais de um século de história.

O padre da comunidade desde 9 de fevereiro de 2004, Padre Walfran Fonseca, contou que a paróquia data de 1912, mas que ela consta em livros desde 1870. Hoje, a cada celebração dominical se fazem presentes, em média, dois mil fiéis.

Apesar do risco do afundamento do solo, a Braskem ainda não selou o prédio para demolição, uma vez que é um prédio tombado. Ou seja, o local ainda está em pleno funcionamento, obedecendo apenas às regras do plano de distanciamento social controlado vigentes em Alagoas, por meio do decreto estadual, para conter a pandemia do novo coronavírus.

"Existem vários significados para isso, desde os pontos de vista religioso, cultural e histórico aos humano e afetivo. Não somente na religiosidade, mas na devoção, nas amizades. A comunidade foi construída ao longo de décadas e essa ausência por conta da exploração da sal-gema causou muito mal", detalhou.

Segundo o cônego, mais de 55 mil pessoas da comunidade terão que se mudar por conta dos danos causados pela mineração. "Elas foram expulsas de suas casas pelo mecanismo do medo. Sentiram o chão tremer e viram as paredes racharem".

Cidadezinha no coração de Maceió

O território da paróquia se estende até o bairro da Santa Amélia, como disse o cônego, que definiu a comunidade como "uma pequena cidade do interior dentro do coração de Maceió", para expressar a relação de proximidade de todos os fiéis.

"A satisfação que tenho de exercer o ministério sacerdotal é de que fiz uma família, me tornei um pai para essas pessoas. Todos se conhecem e constroem uma relação de amizade. Acho que se tivéssemos que sair, elas sentiriam muita saudade deste ambiente".

Walfran disse que o corpo clerical está fornecendo um grande apoio aos moradores, tentando animar as pessoas "para que não fraquejem".

Igreja de Santo Antônio em Bebedouro na década de 1960 - Reprodução: História de Alagoas

Um pouco de história do Santo Padroeiro

Nascido no final do século XII, em Lisboa, Santo Antônio era Fernando de Bulhões, que se tornou membro da Ordem de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote aos 25 anos. Ele morreu aos 36 anos no dia 13 de junho de 1231, nos arredores de Pádua, na Itália. No ano seguinte, ele foi canonizado pelo papa Gregório IX.

Ele é descrito como um homem destemido, que era "implacável" contra os opressores dos mais fracos e contra o clero que não seguia as regras. Mas, no Brasil, a maior fama dele é por outro motivo.

Santo Antônio - Pascom Bebedouro

Santo casamenteiro

Durante os festejos juninos, três santos são homenageados: São João, São Pedro e Santo Antônio, este último é conhecido na tradição católica como o "santo casamenteiro", uma vez que, de acordo com a crença, ajuda e arranja casamentos.

A origem dessa fama brasileira parte de diversas lendas populares. Uma das mais conhecidas conta que uma moça queria muito se casar, mas não tinha bens materiais para dar à família do noivo. Ela então ficou desesperada, já que não se casar era visto como inadequado na época.

Isso fez com que ela se ajoelhasse aos pés de uma imagem do santo, suplicando com "muita fé". Pouco tempo depois, teriam surgido algumas moedas de ouro, fazendo com que ela pudesse doar à família do noivo e enfim se casar.

Outra história conta que uma devota não aguentava mais estar solteira e, num momento de raiva, jogou o santo pela janela, acertando um homem que passava na rua. Ela foi prestar socorro e se desculpou. Então, eles começaram a conversar, se apaixonaram e, depois, casaram.

Não se sabe com exatidão qual é a responsável pela fama de Santo Antônio, já que existem diversas variações similares a estas.