Casos de Covid-19 aumentam 36% em Alagoas, diz Observatório da Ufal
O número de óbitos aumentou 17% em comparação a semana anterior

O estado de Alagoas voltou a registrar na última semana, um aumento no número de casos de Covid-19 e mortes causas pelo vírus, é o que aponta o mais recente relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento à Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), divulgado na manhã desta segunda-feira (14).
De acordo com o relatório, a 23ª Semana Epidemiológica (23ª SE) de 2021, entre os dias 06 e 13 de junho, registrou cerca de 5.909 novos casos da doença e 145 óbitos, o que representa um aumento de 36% de casos e 17% de óbitos em relação a semana anterior.
Alagoas registrou o marco de 5 mil óbitos pela Covid-19 em momento crítico da pandemia no estado. Após dez semanas com um número estável de novos casos, próximo aos 4.500, foram notificados durante a 23ª semana.
"No momento que atingimos cinco mil óbitos no estado, estamos em uma das piores fases da pandemia. Há registro de aumento da incidência de casos e do número de óbitos, acompanhado do alto número de casos suspeitos e ocupação hospitalar", explica o coordenador do Observatório, Gabriel Bádue.
Interior
Os dados do Observatório apontam, que a doença está se espalhando novamente nas cidades do interior do estado, onde 68% dos casos e óbitos registrados durante esta semana em Alagoas aconteceram nestes locais.
Em relação às regiões, Arapiraca e a 6ª Região de Saúde (RS) apresentaram as maiores incidências de casos no período analisado, iguais à 535 e 228 casos para cada 100 mil habitantes, respectivamente. Em relação aos óbitos, a 8ª RS e 1ª RS registraram as maiores taxas, iguais a 8,3 e 7,8 casos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.
Ocupação de leitos de UTI
A proporção de leitos ocupados, variam entre 90% e 92% no decorrer da 23ª SE, apontando para uma estabilização em um patamar perigoso e acima do limite de 80% recomendado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste (C4NE).
A desigualdade na distribuição dos leitos segue um problema: oito dos nove municípios com leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19 apresentavam ocupação acima dos 80% neste último domingo. Arapiraca, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema chegaram a 100% de ocupação, aumentando o elenco de municípios que já assistem à saturação de seus sistemas de saúde.
Casos em investigação
Os casos suspeitos, isto é, em investigação laboral, apresentaram redução de 18% se comparados à semana anterior, mas apesar de menor, a indecência é considerada muito alta.
"Neste cenário, os 14.838 casos em investigação notificados no sábado (13) são mais um indício do descontrole da pandemia em Alagoas", diz o Observatório.
Últimas notícias

Rafael Brito celebra anúncio de bolsas de mestrado em Stanford para estudantes alagoanos

Veículo furtado é achado abandonado em Matriz de Camaragibe

Após três dias preso, “Segurança do Amor” deixa a prisão no Sertão alagoano

Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios convoca pacientes diabéticos para recadastramento

Mutirão de Cirurgias realiza mais uma etapa nesta sexta (18) em Palmeira dos Índios

Arapiraca implanta projeto de irrigação inteligente na Ciclovia do Trabalhador
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
