Cidades

Morador aciona MPE após irregularidades em vistoria da Equatorial

Caso ocorreu na sexta-feira (11) no município de Barra de São Miguel

Por 7Segundos 14/06/2021 14h02 - Atualizado em 15/06/2021 14h02
Morador aciona MPE após irregularidades em vistoria da Equatorial
Caso ocorreu na sexta-feira (11) no município de Barra de São Miguel - Foto: Arquivo pessoal

Uma vistoria de rotina da Equatorial Energia Alagoas em uma residência no município de Barra de São Miguel, Litoral Sul, terminou com o registro de um boletim de ocorrência e uma notícia crime enviada ao Ministério Público do Estado (MPE), após supostas irregularidades dos agentes da companhia.

O caso ocorreu na última sexta-feira (11) por volta das 13h, no condomínio Barra Sol. De acordo com a denúncia enviada com exclusividade ao 7Segundos, técnicos da Equatorial teriam feito o zelador da residência assinar um documento em branco antes mesmo da fiscalização. O que pode enquadrar como falsidade ideológica.

Depois disso, os agentes da companhia elétrica teriam inserido neste mesmo documento, sem a ciência do responsáveis, a informação de que o medidor tinha “indícios de massa plástica no bulbo”, ou seja,
indícios de fraude.

Ao 7Segundos, o filho do proprietário da casa, Rousseau Omena, contou que foi até a residência após uma ligação do zelador da residência da casa informando que a Equatorial havia encontrado supostas irregularidades em uma vistoria. Ele contou que, quando chegou ao local, foi informado de que a unidade de consumo havia sido reprovada em um teste.

Ainda segundo o relato de Rousseau Omena, após refazerem o teste e resultado ter sido o mesmo, os próprios técnicos da Equatorial Energia tiraram o medidor e informaram que poderia ser um defeito dele. Ele contou que, inclusive, disseram que era um problema comum em medidores da marca.

Rousseau Omena diz que só descobriu sobre a suposta suspeita de fraude quando pediu para assinar o termo e os técnicos alegaram que a assinatura do zelador já era suficiente. Nos vídeos enviados, o filho proprietário pede diversas vezes para que os técnicos mostrem os tais indícios.

“Ele botou o caseiro para assinar o documento em branco, entrou dentro do carro e foi preencher. Em outras palavras, estava escrito que fizeram um furo no medidor. Informação inverídica. Tirei fotos do medidor. Em momento nenhum, do começo ao fim, ele me disse que havia indício de massa plástica. Ele omitiu essa informação”, contou Rousseau.

As imagens foram enviadas ao MPE.

Teste reprovado


Os proprietários da residência também questionam se o teste foi realizado de forma correta. De acordo com relato de Rousseau Omena, o técnico da empresa informou que a unidade consumidora foi reprovada no teste da Fase A, mas não nas outras. Então, o filho do proprietário da casa pediu que o teste fosse realizado novamente.

“Na Fase B e C, ele fez o teste com quatro voltas. Pelo que pesquisei precisa ser com quatro voltas. Quando foi na Fase A, ele fez o teste com duas voltas do tempo. Ele disse que fez para não demorar muito. Mas é estranho”, disse.

O outro lado

O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Equatorial Energia Alagoas, que informou que a Companhia está apurando a situação.

"Sobre o registro feito por um cliente referente a uma unidade consumidora localizada no município de Barra de São Miguel, a Equatorial Energia Alagoas ressalta que a situação já está sendo apurada pela distribuidora para que seja tomada as providências cabíveis".