Saúde

Por que ter bebedouro ou purificador de água nas escolas é importante?

Saiba a importância de ter bebedouros e purificadores de águas em ambientes escolares

Por 7Segundos 14/06/2021 15h03
Por que ter bebedouro ou purificador de água nas escolas é importante?
Refrigerador Bebedouro - Foto: Reprodução/Loja do Bebedouro

A água é essencial para o funcionamento do corpo humano, não é à toa que aproximadamente 70% do nosso corpo é feito de água. Por isso, é importante ter acesso à água para manter o corpo hidratado durante o dia. Em ambientes escolares, os alunos passam a maior parte do dia em salas de aula, corredores e refeitório, também é preciso ter um bebedouro ou purificador de água.

Segundo profissionais da saúde, o consumo diário ideal de água por um ser humano deve ser de dois ou mais litros. Por isso, em uma escola, é essencial ter fontes de água para que alunos, professores e outros funcionários possam se hidratar durante um dia de estudo e trabalho.

Saiba o porquê de ter bebedouros ou purificadores de água em escolas.

Qual a função de um purificador de água?

Os purificadores de água conseguem eliminar bactérias encontradas na água, além de reduzirem os odores e o sabor de cloro presente no líquido. O cloro é uma substância muito encontrada em estações de tratamento de água, devido à capacidade de eliminar bactérias e fungos, além de conseguir oxidar matérias orgânicas.

O consumo do cloro em excesso pode ser prejudicial à saúde e, em alguns casos, pode ocasionar em câncer, por conta de desencadear a produção de radicais livres pelo corpo humano. Por isso, os purificadores de água possuem refis capazes de reduzir, no mínimo, 75% do cloro presente na água.

Bebedouros: qual modelo é o mais recomendado?

Existem diversos tipos de bebedouros de água à venda no mercado. Profissionais da saúde recomendam optar pela compra de bebedouros com torneira para encher garrafas e copos, porque a mangueira ajuda a evitar o risco de contaminações e transmissões de bactérias.

Além de estar atento quanto aos modelos de bebedouros com torneira, a qualidade e capacidade de refrigeração do equipamento deve ser notada. As escolas devem disponibilizar bebedouros com água gelada para os alunos e funcionários, principalmente, em dias mais quentes, além de outros equipamentos sob temperatura ambiente, a fim de evitar acentuar a refrigeração no inverno.

Os bebedouros para escolas devem estar distribuídos em vários locais da instituição de ensino, a fim de garantir água filtrada e de qualidade para os alunos e funcionários. No caso dos alunos, é importante lembrar que consumir água durante o dia é essencial para a saúde. Por isso, as escolas devem incentivar os alunos a trazerem garrafinhas para encherem e consumirem água durante o dia letivo.

Bebedouro ou purificador de água: qual escolher para uma escola?

Uma escola é um ambiente com um grande fluxo de pessoas. Por isso, é necessário distribuir pontos de acesso à água em vários locais da instituição de ensino, sejam bebedouros ou purificadores de água. Caso queira um bebedouro para a sua escola, opte por modelos que suportem grandes volumes de água e tenham um sistema de refrigeração, como os bebedouros industriais.

Em uma época de pandemia como a que estamos vivendo, além de lembrar da importância do consumo de água durante o dia, é necessário estar atento quanto aos cuidados de prevenção contra a COVID-19. Por isso, caso queira comprar bebedouros para a sua escola, opte pelos modelos com torneira, que são os mais recomendados contra a contaminação e transmissão de microrganismos.

Quanto à prevenção contra a COVID-19, os purificadores de água são mais recomendados, porque não necessitam de um trabalho manual para fornecerem a água. Em um purificador de água, basta pressionar o botão uma vez que os copos e garrafas ficam cheios rapidamente. Isso pode ajudar as crianças a não terem muito contato umas com as outras, já que não precisam encostar a boca no equipamento.

Caso prefira um purificador de água, saiba que ele possui uma vantagem em comparação aos bebedouros, uma vez que o trabalho manual para encher garrafas e copos d’água não é necessário. Basta pressionar um botão no equipamento, que os recipientes ficam cheios rapidamente, sem a necessidade de manter o botão pressionado.

Porém, caso ainda prefira comprar bebedouros para a sua escola, saiba que existem sim modelos econômicos. Os bebedouros de placa eletrônica refrigeram um volume menor de água, sendo econômicos. Este modelo de bebedouro é mais indicado para ambientes como escritórios e residências.

Para uma escola, esse tipo de bebedouro seria ideal para o uso exclusivo de funcionários, como em secretarias e sala de professores, nos quais o fluxo de pessoas é menor comparado ao de corredores, pátios e refeitórios.