Covid -19

Vacinação: Novos grupos prioritários somam mais de 12 mil pessoas em Alagoas

A proposta foi aprovada na Câmara e será analisada pelo Senado

Por 7Segundos 17/06/2021 17h05 - Atualizado em 17/06/2021 17h05
Vacinação: Novos grupos prioritários somam mais de 12 mil pessoas em Alagoas
Vacinação Covid-19 - Foto: Reprodução/Web

Nesta quinta-feira (17), a Câmara do Deputados concluiu a votação do Projeto de Lei (PL) 1011/20, que trata da prioridade de grupos no plano de vacinação contra a covid-19. Antes da votação, havia 16 grupos prioritários; agora, foram acrescentados os bancários, os motoristas de aplicativos e as empregadas domésticas.

Com a inclusão dos novos grupos, Alagoas deverá ter mais de 12 mil pessoas dispostas para imunização. Deste número, aproximadamente 2.200 são de bancários, segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Márcio dos Anjos, e em média 10 mil motoristas de aplicativos, de acordo com o presidente da associação, Alex Felix. Os números não contemplam as empregadas por não haver dados oficiais sobre a categoria.

Para Márcio, a conquista é a vitória de uma batalha para os bancários, pois a proposta ainda terá que ser analisada pelo Senado. O presidente informou que a categoria vem lutando para ser incluída no Plano nacional de Imunização (PNI) desde 2020, e esta conquista é resultado de várias tentativas, incluindo um protocolo com o ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga.

Já Alex Felix aproveitou para lembrar da luta dos motoristas de aplicativo. “A gente já vem cobrando dos deputados estaduais, a gente já cobrou dos vereadores, mas até agora não nos foi dado prioridade”, disse, insatisfeito com a demora.

O presidente da associação de motoristas de aplicativo ainda lembrou que a categoria está constantemente em risco, já que levam as pessoas para os hospitais. “Nós levamos os usuários às UPAs, para os hospitais, para as centrais de triagem”.