Geral

Programa "Salve Mulher" combate casos de violência doméstica na capital alagoana

Atualmente o estado de AL lidera o ranking de casos de violência contra a mulher no Nordeste

Por 7Segundos 17/06/2021 18h06 - Atualizado em 17/06/2021 21h09
Programa 'Salve Mulher' combate casos de violência doméstica na capital alagoana
Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes - Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió anunciou recentemente a criação do programa de combate à violência doméstica, “Salve Mulher” que busca coibir os casos de violência contra mulheres e meninas na capital alagoana. Em entrevista ao programa Na Mira da Notícia desta quinta-feira (17), a coordenadora do gabinete de Política Públicas para Mulheres da Capital, Ana Paula Mendes, falou um pouco sobre a criação dessa rede de apoio à mulher vítima de violência doméstica.

De acordo com Ana Paula, a iniciativa visa capacitar os agentes da Guarda Municipal e atender as mulheres e meninas vítimas de violência de forma mais humanizada. O programa será lançado oficialmente na segunda-feira (21).

“O programa ‘Salve Mulher’ é o primeiro programa de enfrentamento à violência doméstica contra mulher e contra meninas da capital e essa medida urgente se deu por causa da pandemia. Em Maceió e em todo o estado, os casos de violência contra mulher aumentaram. Alagoas lidera o ranking do Nordeste nesses casos e somos o quinto em feminicídio do Brasil. Então, a nossa missão como poder público é criar políticas de acolhimento para essas mulheres e também qualificação. Nossa meta com o ‘Salve Mulher' é qualificar e capacitar os nossos servidores”, explicou.

O treinamento será realizado pela delegada da Mulher, Rosemeire Chaves e pela major Danielli, da Patrulha Maria da Penha Estadual. “ A Guarda Municipal nunca foi capacitada em relação à violência doméstica, como agir no momento em que está salvando a vítima. Então nós vamos capacitá-los a como fazer essa abordagem policial com a vítima de violência que é muito mais vulnerável e que precisa de tratamento humanizado”, contribuiu a coordenadora.

Ainda sobre a rede de apoio, Ana Paula explicou que a mulher que busca ajuda na Casa da Mulher é atendida por profissionais capacitados que acolhem as vítimas. “Ela é atendida de uma forma humanizada por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e existe também uma Delegacia da Mulher e a Defensoria Pública. Ainda temos uma pequena casa de passagem para elas ficarem por até 48 horas, depois disso podem seguir para o abrigo do município Viva Vida”, disse.

Os atendimentos às vítimas de violência doméstica acontecem de segunda a sexta, das 7h às 19h. O prédio conta ainda com alojamento temporário, salas de atendimento psicossocial, brinquedoteca e centro de mediação e conciliação. O telefone para contato é: (82) 2126-9650.


Campanha Isolada, mas não calada

A Campanha visa dar publicidade aos direitos das vítimas, além dos serviços disponíveis no Município para atender às mesmas. Ela consiste na prevenção através da informação.

“Nós recebemos muitas denúncias e isso nos aflige. O Ministério da Saúde já reconheceu que esse é o câncer que vem perseguindo muitas famílias e o nosso papel hoje é combatê-lo. Por isso, nós estamos lançando esse programa e, uma das outras aplicações é a criação da Patrulha da Mulher Municipal, onde acreditamos que será criada daqui para o ano que vem e uma clínica especializada só para atendimento de vítimas de violência doméstica”, compartilhou a coordenadora

Ainda de acordo com a pesquisa da Folha, em 2020, 35 mulheres foram mortas no estado, nove a menos que 2019 e 15 a mais que o ano de 2018. Isso significa que a cada 100 mil habitantes, uma mulher é assassinada por sua condição em Alagoas.

Denuncia

As mulheres que precisarem de informações, podem solicitar atendimento através do canal 2126-6557; se for uma emergência pode ligar para 190 que é o contato da Polícia Militar e também por meio de 180 para denúncias de casos de de violência doméstica.