Cidades

Cemitério vertical público é tema entre vereadores da capital no retorno dos trabalhos

Projeto deve entrar em pauta nas proxímas semanas

Por Marcos Filipe Sousa 03/08/2021 15h03
Cemitério vertical público é tema entre vereadores da capital no retorno dos trabalhos
Modelo de cemitério virtual - Foto: Marcelo dos Santos/G1

No retorno das atividades da Câmara de Maceió nesta terça-feira (03) foi tratado um problema recorrente na cidade, a falta de vagas nos cemitérios públicos. Um projeto de lei para a criação de um cemitério público tramita na Casa de Mário Guimarães e deve entrar em pauta futuramente.

Quem chamou a atenção para o tema foi o vereador Cleber Costa (PSB) que lembrou o aumento de mortes durante a pandemia. "Não tínhamos vagas. Era cachorro com osso humano na boca". Ele lembrou que um cemitério privado está sendo construído no litoral sul do estado. "Prático e ecologicamente correto".

Siderlane Mendonça (PSB) lembrou que no ano passado, um projeto semelhante tramitou na Casa, mas não foi à frente.

Quem também se pronunciou foi Silvania Barbosa (PRTB) que recordou a situação vivida meses atrás. "Eram 25 enterros em um único dia. Vimos situações deploráveis".

O que são os cemitérios verticais 

No cemitério vertical, os corpos ficam em andares, armazenados um acima do outro, em compartimentos semelhantes a gavetas. Além disso, é possível
destacar algumas vantagens do cemitério vertical, sendo a sustentabilidade a mais significativa delas, já que nos cemitérios comuns existe o risco de contaminação do solo.

Os compartimentos são chamados de lóculos e todos contam com um tubo para a coleta do necrochorume — uma substância liberada pelo corpo após o falecimento —, que receberá o  tratamento mais adequado.