Senado aprova prioridade a criança com deficiência em escolas públicas
Senador Romário e o ministro Milton Ribeiro trocaram farpas, nesta terça-feira, após declaração polêmica sobre educação inclusiva

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (17/8), por 75 votos a zero, o Projeto de Lei (PL) n° 2.201/21, que garante prioridade à matrícula de crianças e adolescentes com deficiência em creches, pré-escolas e escolas de ensinos fundamental e médio, desde que mantidas ou subsidiadas pelo poder público. A matéria segue para análise na Câmara dos Deputados.
O projeto modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
“A concorrência acirrada por matrículas pode deixar crianças e adolescentes com deficiência fora da escola e da creche, agravando-lhe o isolamento social e atrasando o desenvolvimento de suas potencialidades”, diz o relatório do senador Romário (PL-RJ).
“Trata-se do círculo vicioso de reprodução das dificuldades e de impedimentos. Uma dinâmica que precisa ser interrompida, se realmente desejamos nos transformar em uma sociedade inclusiva e acessível”, completa.
O assunto ganhou mais atenção nesta terça após declaração polêmica do ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre educação inclusiva. Ele teria dito que crianças com deficiência “atrapalhariam” o aprendizado das outras. Romário e Ribeiro trocaram farpas nas redes sociais, com o senador mandando o ministro “tomar vergonha na cara”.
Contudo, o relator aproveitou a tribuna do Senado para defender novamente seu ponto de vista e criticar o ministro. Romário tem uma filha de 16 anos com síndrome de Down.
“Além de demonstração evidente de total incapacidade para ocupar o cargo que tem, revela odioso e ultrapassado preconceito com criança com deficiência. Coisa que jamais pensaria em ter com a maior autoridade da Educação do país”, disse o senador.
“Esse mesmo ministro declarou que a universidade não pode ser para todos. Na verdade, o cargo que de ministro da Educação é que não deveria. Pois, se trata de uma pessoa desqualificada e deselegante para o cargo que ocupa. O Brasil precisa de alguém qualificado a altura dessa pasta e não de um completo imbecil como esse ministro”, agregou.
Últimas notícias

Briga por cachorro pode ter motivado homicídio com chave de fenda em Arapiraca

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Arapiraca

Prefeitura de Palmeira identifica fraudes e reforça fiscalização no Programa Caminhos da Universidade

Prefeitura de Palmeira dos Índios dá início a nova edição do programa Estrada Boa
![[Vídeo] MPF cobra medidas urgentes contra aumento de casos de meningite B em AL](https://img.7segundos.com.br/G64xgqy57R2BaEl5CZFcoEz-NWs=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/image-preview-15-1.png)
[Vídeo] MPF cobra medidas urgentes contra aumento de casos de meningite B em AL

Morte de casal em Igaci: polícia suspeita de intoxicação por vazamento no escapamento de carro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
