AL está entre os estados com menor crescimento de pobreza nos últimos 2 anos
Pandemia é apontada como a maior causa do empobrecimento nos estados
Alagoas está entre os estados com o menor crescimento da pobreza no país. Isso de acordo com um estudo feito pelo economista Daniel Duque, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).
O percentual da população pobre aumentou em 24 das 27 unidades federativas entre o primeiro trimestre de 2019 e janeiro de 2021. Com um crescimento percentual de 0,9% (46,6%-47,5%), Alagoas só fica atrás da Bahia, que teve um aumento de 0,7% (42,2%-42,9%) .
Em entrevista ao Correio Braziliense, o economista Daniel Duque aponta a pandemia de Covid-19 como a maior causa do empobrecimento da população brasileira nesse período.
“Foi um grande choque no emprego e na renda das famílias, que foi mitigado, em grande parte de 2020, pelo auxílio emergencial. Mas, como não tivemos o auxílio no primeiro trimestre de 2021, com a economia ainda em recuperação, houve esse aumento da pobreza”, diz Daniel Duque.
O Distrito Federal foi a região que mais empobreceu. No DF, o estudo registrou aumento de 7,9 pontos percentuais da pobreza, que passou de 12,9% para 20,8% da população.
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
