Cidades do Estado contam a história de Alagoas através da culinária
Nos pratos típicos encontramos as características de cada região

A história de um povo pode ser contada de diversos modos, e a culinária é uma delas. Alagoas é um estado com 102 cidades, e cada uma delas tem sua particularidade no quesito "panelas". Nesta quinta-feira (16) em que se comemora a Emancipação Política de Alagoas, vamos viajar em um roteiro gastrônomico que é cara do povo alagoano.
Maragogi é considerada uma das maiores belezas naturais do Brasil e fica localizada no litoral de Alagoas. Os bolinhos de goma são pequenos “biscoitinhos” feitos à mão, preparados manualmente num processo artesanal. A receita é simples e leva leite de coco, amido de milho, manteiga, açúcar e gema de ovo.

O sururu é um molusco muito consumido na capital com as marisqueiras separando o filé da casca às margens da lagoa. Nossa versão é mais espessa, parecendo um creme. É feito com alho, pimentões, cebola, tomate, pimenta, outros legumes e temperos da região, além do leite de coco, que completa o sabor especial. O sururu é limpo e feito sem casca. Podendo ser servido como prato principal ou tira gosto, acompanha arroz e farofa.

Saborear as comidas típicas de Penedo, à beira do Rio São Francisco, é um prazer para o paladar. Difícil é escolher uma entre tantas comidas típicas, como a pilombeta (peixe de estuário servido fritinho como tira-gosto), os caldinhos, as peixadas com pirão, o camarão... e para os mais ousados, os pratos feitos com carne de jacaré, proveniente de criatório.

Aos pés da Serra da Barriga temos o resturante Baobá Raízes e Tradições. Um mergulho da história do Quilombo dos Palmares e das tradições africanas em nossa cultura. Os visitantes ainda podem conhecer e conversar com Mãe Neide, a mão de ouro que comanda a cozinha.

Já pensou em comer bode no café da manhã? Você pode fazer isso em Arapiraca. A carne vem acompanhada com cuzcuz, macaxeira e um copinho de café, puro ou com leite. Nenhum arapiraquense e em que passa pela cidade resiste a tentação. Um dos locais para se lambuzar com a carne é o Bar do Bode.

Últimas notícias

Tarcísio critica prisão de Bolsonaro e cobra moderação das instituições: "Um absurdo"

Deputada propõe aplauso a Nikolas por vídeo que levou Bolsonaro à prisão

“Congresso precisa reagir”, diz Damares sobre prisão de Bolsonaro

Vereador aciona Procon por falta de abastecimento de água em comunidade de Jequiá da Praia

“Estamos oficialmente em uma ditadura”, diz Flávio Bolsonaro sobre prisão domiciliar

Alfredo Gaspar repudia “ditadura da toga” após decisão de Moraes sobre prisão domiciliar de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
