Política

Conheça os três possíveis futuros políticos para Renan Filho

Governador terá de tomar decisões que podem colocar em risco sua carreira política

Por Berg Morais 20/09/2021 16h04 - Atualizado em 20/09/2021 16h04
Conheça os três possíveis futuros políticos para Renan Filho
Renan Filho - Foto: Márcio Ferreira - Agência Alagoas

Eleito para comandar o Poder Executivo estadual até dezembro de 2022, o governador Renan Filho (MDB) tem uma série de opções que irão dar um direcionamento a seu futuro político. Caso faça a escolha errada, ele poderá ficar sem mandato ou sem um cargo público que lhe dê o destaque merecido.

A primeira opção é permanecer no cargo de governador. Caso ele tome essa decisão, terá de escolher um nome que empolgue o eleitorado para sua sucessão. Além disso, Renan Filho é cotado para ser o coordenador da campanha de Lula (PT) à presidência da República no Nordeste.

A segunda é renunciar ao cargo e disputar a única vaga no Senado Federal. Ele terá de enfrentar nas urnas o senador Fernando Collor (PROS) – que conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e já anunciou que vai até as últimas consequências para ser reeleito. O vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa (PDT), disse que também tem interesse no cargo de Senador.

Em meio a tudo isso, ainda tem o imbróglio envolvendo a vacância no cargo de vice-governador e de possível governador-tampão (através de eleição indireta na Assembleia Legislativa Estadual). Mais um problema que depende da decisão do governador.

Caso faça a escolha errada, Renan Filho pode ficar sem mandato a partir de 2022, ser Senador da República (caso vença as eleições), ou aposte todas as fichas na campanha de Lula à presidência com a promessa de ser Ministro de Estado.