Geral

Aposentados e pensionistas do INSS que não fizerem a prova de vida poderão perder benefício

Procedimento é obrigatório para evitar fraudes

Por 7Segundos com Tv Gazeta e Agência Brasil 27/09/2021 16h04 - Atualizado em 27/09/2021 16h04
Aposentados e pensionistas do INSS que não fizerem a prova de vida poderão perder benefício
Aposentados e pensionistas do INSS que não fizerem a prova de vida poderão perder benefício - Foto: Divulgação

O tempo para fazer a prova de vida está acabando. Idosos e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos aos prazos para não perder o benefício.

O procedimento é obrigatório para evitar fraudes. De acordo com o assessor de comunicação do INSS, Marcelo Lima, em decorrência da pandemia de coronavírus, a prova não foi obrigatória no ano passado.

Neste ano, a prova retornou no mês de junho. O prazo varia conforme o mês em que o recadastramento deveria ter sido feito em 2020. Quem faria a prova de vida em setembro ou outubro de 2020 e ainda não fez a atualização deve realizar o procedimento até o dia 30 de setembro deste ano.

Em outubro, será a vez de quem teria que fazer a comprovação em novembro e dezembro de 2020.​ O segurado não é obrigado a esperar até o mês em que o prazo dele acaba.

Segundo Marcelo, a prova é feita nas mesmas agências bancárias em que a pessoa recebe o benefício. Aqueles que não têm condições de comparecer às agências, podem fazer a prova por procurador cadastrado no INSS. As pessoas acima de 80 anos e as que têm dificuldade de andar podem agendar a prova em domicílio através do 135.

Para quem já teve habilitação junto ao Detran ou já fez o cadastro biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), é possível fazer a prova por biometria facial através do aplicativo do INSS ou meu gov.br.