Saúde

Mais de 450 pessoas estão na fila para transplante de órgãos em Alagoas

No último ano e meio foram feitos 68 procedimentos do tipo no estado

Por 7Segundos 27/09/2021 16h04 - Atualizado em 27/09/2021 16h04
Mais de 450 pessoas estão na fila para transplante de órgãos em Alagoas
Mais de 450 pessoas estão na fila para transplante de órgãos em Alagoas - Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira, dia 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data foi instituída pela Lei nº 11.584 de 2007, com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e fazer com que as pessoas conversem sobre o assunto, por conta das polêmicas e das questões de difícil entendimento acerca do tema.

Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) classificou a incompreensão da morte encefálica, a falta de preparo da equipe para fazer a comunicação sobre a morte e a religião como os três principais motivos para altos índices de recusa ao procedimento.

Em Alagoas, o número de pessoas na fila para realizar algum tipo de transplante é de 458, sendo 331 que aguardam a cirurgia de córneas, 122 de rim, três de coração e duas de fígado. Os dados são da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

No último ano e meio foram feitos 68 procedimentos do tipo, sendo 34 em 2020 e 34 em 2021, até então. Todos os do ano passado foram de córneas, já neste ano 32 foram deste tecido e dois de fígado.

Lei de transplantes

A atual legislação determina que a família é responsável pela decisão final, ou seja, a informação de "doador" ou "não doador", que consta na identidade, não tem mais valor.

De acordo com a biblioteca virtual do Ministério da Saúde, os potenciais doadores não vivos são pacientes assistidos em UTI com quadro de morte encefálica, que determina a interrupção da irrigação sanguínea ao cérebro, algo irreversível e definitivo.

Já os vivos que podem doar órgãos aos familiares precisam ser maiores de idade e capazes juridicamente. Para pessoas sem parentesco é exigida autorização prévia da Justiça. Ainda deve ser feita uma avaliação médica do histórico clínico e as doenças prévias.

A compatibilidade sanguínea é essencial em todos os casos. Também existem testes especiais para selecionar o doador que tem a maior chance de sucesso.

Órgãos que podem ser doados

Segundo informações da pasta, de uma pessoa morta podem ser obtidos rins, coração, pulmão, pâncreas, fígado, intestino, córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias. Já de uma viva podem ser um dos rins, uma parte do fígado, parte da medula e parte dos pulmões.