Política

Deputados estaduais destacam passagem pelo Dia Mundial do Idoso

Data é comemorada no dia 1º de outubro

Por 7Segundos 29/09/2021 09h09
Deputados estaduais destacam passagem pelo Dia Mundial do Idoso
Sessão ordinária - Foto: Ascom ALE

O Dia Mundial do Idoso, comemorado na próxima sexta-feira (1º), foi tema do pronunciamento do deputado Ricardo Nezinho (MDB) durante sessão ordinária na manhã de hoje (29). O parlamentar, destacou a apresentação de uma indicação solicitando ao Governo do Estado a criação do Hospital do Idoso.

Ao justificar o pedido, Nezinho fez um breve histórico sobre a perspectiva de vida do cidadão, citando dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera como idoso todo cidadão com mais de 60 anos. O parlamentar lembrou que é preciso utilizar a ferramenta do Estatuto do Idoso, para proteger e assegurar todos os seus direitos, principalmente o respeito e a dignidade a pessoa humana.

"Antecipando as justas homenagens aos idosos alagoano, protocolei uma proposta de Projeto de Lei que dispõe sobre as finalidades e as diretrizes da Política Estadual da Pessoa Idosa. Trata-se de um projeto que reconhece que as pessoas idosas possuem necessidades distintas, por isso precisam de políticas públicas específicas, como preconizado no Estatuto do Idoso", destacou Nezinho.

Em aparte, Inácio Loiola (PDT) falou da discriminação contra idosos. "É uma faixa etária infelizmente discriminada pela população mundial. Hoje a maior dificuldade é uma pessoa a partir dos anos ingressar em um plano de saúde. Eu consultei alguns advogados e eles confirmaram isso. Isso é desumano e inconstitucional. Em um país como esse, os planos de saúde dificultam pessoas com mais de  anos terem acesso", disse.