Alagoas

Retorno de eventos gera alta expectativa em empresários de Alagoas

O 7Segundos conversou sobre o assunto com o presidente da Abrape

Por 7Segundos 03/10/2021 08h08 - Atualizado em 06/10/2021 17h05
Retorno de eventos gera alta expectativa em empresários de Alagoas
Evento de virada de ano - Foto: Assessoria

O anúncio do governador Renan Filho (MDB) na última sexta-feira (01) sobre o retorno dos eventos com até 50% de capacidade em Alagoas elevou as expectativas dos empresários do meio.

Após 18 meses de paralização do seguimento por conta da pandemia de coronavírus, o presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), Sergio Feitosa, disse que a notícia foi recebida com positividade.

“Com essa reabertura, a partir de hoje [sexta-feira (01)], o governo sinaliza que os eventos vão começar a voltar de forma segura. Foi estipulado um protocolo bem rígido para o nosso seguimento, dando toda segurança para o público frequentar. Então, a gente imagina que os eventos vão voltar com toda segurança que o momento necessita”, afirmou o presidente da Associação.

A novidade também aumenta a expectativa em relação aos eventos de fim de ano. Sergio disse que ainda não se tem uma noção em relação ao público que será permitido nas festas de final de ano, porém, garantiu que, nos eventos privados, o controle de acesso e monitoramento será total, assegurando que as pessoas que estarão no evento não contaminarão outras.

Os eventos privados estão permitidos no estado com até 50% de público para pessoas que já receberam as duas doses da vacina contra a covid-19, ou a dose única.

Confira as regras:

1. O acesso aos eventos só será permitido para pessoas que tenham recebido a 1ª e a 2ª dose da vacina contra a covid-19 ou que apresentem o teste antígeno ou RT-PCR negativo realizado com 72 horas de antecedência do evento junto a um documento de identificação com foto. A vacinação pode ser comprovada pela apresentação de carteira de vacinação ou através do aplicativo ConecteSUS com um documento de identificação oficial com foto;

2. A venda presencial dos ingressos está proibida e deve ser realizada apenas por meios eletrônicos. A organização deverá fiscalizar o uso obrigatório de máscara pelos participantes e trabalhadores nos eventos;

3. Além disso, os organizadores dos eventos também devem fazer a aferição obrigatória da temperatura dos públicos interno e externo, contratantes, staff e convidados. Os locais precisam ter pontos de higienização com álcool 70% nos acessos do evento, locais de alimentação e banheiros, entrada de brinquedos, corredores, escadas e rampas e;

4. Quanto aos eventos gratuitos, as regras não mudaram: o decreto reforça que em locais abertos o limite máximo é de 200 pessoas e em locais fechados é de 100 pessoas.