Saúde

MPF aponta omissão do CRM em investigar casos de recomendação de tratamento ineficaz

A decisão vem depois de vários casos de médicos e profissionais da saúde recomendarem o tratamento precoce e o uso de cloroquina

Por 7 segundos com assessoria 14/10/2021 10h10 - Atualizado em 14/10/2021 11h11
MPF aponta omissão do CRM em investigar casos de recomendação de tratamento ineficaz
Ministério Público Federal em Alagoas (MPF-AL) - Foto: Sandro Lima

De acordo com o MPF (Ministério Público Federal), o CREMAL (Conselho Regional de Medicina de Alagoas) está omisso em analisar condutas éticas dos médicos quanto à divulgação e promoção de tratamentos sem evidências científicas contra a Covid-19.

O ministério recomendou na manhã desta quinta-feira (14), que o conselho exerça seu Poder Fiscalizatório da profissão médica, adotando as medidas cabivéis quando identificar descumprimento do Código de Ética Médica.

A decisão vem depois de vários casos de médicos e profissionais da saúde recomendarem o tratamento precoce e o uso de cloroquina, hidroxicloroquina ou azitromicina em pacientes hospitalizados por Covid-19.

O CREMAL tem 15 dias para informar ao Ministério Público Federal se acolherá a recomendação, bem como as providências que estão sendo adotadas para o seu atendimento. A ausência de resposta será interpretada como recusa no atendimento à recomendação.