Marcius Beltrão critica proibição da ampliação de voos com destino a Maceió
O secretário questionou os argumentos utilizados pela ANAC para proibir a ampliação após a flexibilização de medidas contra a Covid-19 no Estado

O programa Na Mira da Notícia entrevistou o secretário de Turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, nesta segunda-feira (18). Na ocasião, o ex-prefeito de Penedo, falou sobre a proibição da ampliação de voos em Maceió, decisão tomada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), publicada na última sexta-feira (15).
O motivo que impede essa ampliação seria a pintura das pistas de voos e pousos, entretanto, um relatório técnico divulgado, aponta outros problemas de infraestrutura.
O secretário de Turismo reprovou a decisão tomada pela ANAC: “não entendemos o momento, porque eu me recordo muito bem que o aeroporto Zumbi dos Palmares, há alguns poucos anos atrás quando ele era administrado pela Infraero e a ANAC tinha a detenção de sua regulação na questão de quesitos de segurança e de conforto para os usuários, os fingers passaram quase quatro anos sem funcionar praticamente, sem os seus ar condicionados”.
Marcius Beltrão aponta o momento em que a situação passou a mudar, quando aeroportos começaram a serem privatizados. “Após o momento em que houve a privatização de alguns aeroportos, no caso a ganhadora da concessão foi Aena, uma concessionária de bandeira espanhola, foi dado um prazo para que pudesse se adequar a questão de alguns requisitos que nunca chegaram a serem atendidos”, disse Beltrão, pontuando em seguida que a ANAC não está errada por exigir a melhoria nos quesitos propostos na época.
O entrevistado diz não entender o motivo de ter que colocar uma pintura especial para o pouso das aeronaves. “E aí eu coloco e faço uma argumentação: se eu estou descendo pelo menos uns 70 voos por semana no aeroporto, um a mais, um a menos, na minha visão no quesito de segurança não interfere em nada, porque se não houvesse segurança não era para pousar avião nenhum”, avaliou.
A Aena solicitou a prorrogação do prazo para que pudesse atender aos requisitos da ANAC e, na última sexta-feira (15), a portaria foi publicada proibindo o aumento de fluxo aéreo no aeroporto Zumbi dos Palmares.
“A ocupação hoteleira é de 95% em Alagoas. O ticket aéreo de Maceió está caríssimo, por quê? Mesmo a LATAM estando acima de 100% de operação em Maceió enquanto no restante do Brasil está na média de 89%, nós ainda temos voos insuficientes para atender a demanda reprimida do destino à Alagoas e isso prejudica consideravelmente a hotelaria, os bares, restaurantes, ambulantes, profissionais liberais, os barraqueiros na beira da praia, e tantos outros profissionais que sobrevivem através do turismo, a exemplo do artesanato e tantas outras atividades econômicas que são imprescindíveis para a nossa economia, mas, acima de tudo, que dá dignidade à família alagoana”, destacou.
O secretário disse ter entrado em contato com membros da bancada alagoana, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e com a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL). A deputada disse que marcaria uma videoconferência com a ANAC e Március sugeriu que a Aena participasse da reunião em questão.
“O que a gente pede é que haja sensibilidade por parte da ANAC para com as problemáticas que o Estado de Alagoas passa. A gente está em um processo que é um novo mundo, a pandemia colocou a alta-temporada de forma antecipada. A partir do momento em que houveram as flexibilizações da abertura de praia, bares e restaurantes, em menos de uma semana Alagoas já estava com sua taxa de ocupação hoteleira quase que no período de pré-pandemia”, concluiu, acrescentando que o novo método de trabalho home-office ajudou neste resultado.
Últimas notícias

Prefeita Tia Júlia assina decreto e suspende temporariamente serviços da Águas do Sertão em Palmeira dos Índios

Por meio da Semede, Prefeitura promove formação sobre alimentação saudável para merendeiros

Prefeitura de Penedo realiza 1ª Conferência Municipal dos Idosos

Julgamento no TRE/AL sobre vereadores de Japaratinga gera polêmica em Alagoas

Junqueiro celebra 78 anos com programação extensa de shows, inaugurações e ações para a população

Deputado Fabio Costa denuncia avanço do Comando Vermelho em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
