Supermercados podem exigir pagamento antecipado para a compra de carne? Procon Maceió tira dúvidas
Consumidores estão sendo obrigados a pagar para ver o produto

Supermercados e estabelecimentos comerciais de todo o país estão adotando uma política de vendas polêmica. Nos últimos dias, pessoas de todo o país estão relatando estarem sendo obrigadas a pagarem pelos produtos antes mesmo de poder vê-los.
Em Maceió, essa prática considerada abusiva e vexatória já foi registrada no bairro do Benedito Bentes, localizado na parte alta da capital, onde os consumidores estariam sendo constrangidos.
De acordo com o diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida, o código de defesa do consumidor garante o direito de se poder ver o produto antes de comprá-lo.
“Nosso entendimento pautado pelo código de defesa do consumidor, é que o consumidor tem direito a ter toda a informação necessária e prévia sobre os produtos em que venha a ter interesse em adquirir, incluindo preço, como e para que funciona, se tem ou oferece algum risco e inclusive lei estadual específica", disse.
Até o momento, a exigência do pagamento antes de poder ver o produto tem sido registrada somente na compra de alimentos, contudo, mesmo que viesse a ocorrer na venda de demais produtos, Leandro explica ser direito do consumidor poder avaliá-lo de antemão.
“No caso de produtos eletroeletrônicos, é preciso ter um produto para o consumidor testar antes de exercer a compra. Qualquer um destes direitos mencionados, sendo desrespeitados, o consumidor deve delatar ao Procon, e evitar comprar em lojas que retirem o livre direito de escolha do consumidor, e ainda utilizam desta prática de falta de transparência com o consumidor”, finalizou.
Caso algum consumidor venha a flagrar essa prática em estabelecimentos comerciais em Alagoas, a sua denúncia ao Procon pode ser feita pelo número de telefone 151, das 8h às 16h.
Últimas notícias

Líder do PT aciona PGR contra Michelle Bolsonaro

“Conseguimos alguns pré-consensos”, diz presidente da COP30

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de presidente do SINDNAPI, entidade ligada a irmão de Lula

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
