Violência doméstica: Marx Beltrão defende aprovação de PL que destina vagas de emprego às vítimas
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha aponta que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos de idade afirmou ter sofrido algum tipo de violência
O deputado federal Marx Beltrão (PSD) defendeu nesta sexta-feira (22) a aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei (PL) 3878/20, que destina 10% de vagas de emprego pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. A proposta foi aprovada no Plenário da Casa na quinta-feira (21) e agora segue para análise do Senado. Beltrão foi um dos defensores da aprovação da medida e falou sobre a importância nova legislação.
“Muitas vezes, a única saída para mulheres que sofrem com a violência doméstica é ter um emprego. A dependência financeira ainda é fator determinante para a permanência em um ambiente de agressão. O PL 3878 visa quebrar o ciclo da violência criando um mecanismo de independência, libertação e emancipação. E, fortalecer a rede de proteção e amparo a mulheres vítimas de violência, é garantir justiça e dignidade a brasileiras nessa condição.
O projeto altera a Lei nº 13.667, de 2018, que dispõe sobre o Sine. O órgão é responsável pelas políticas públicas de qualificação e de recolocação dos trabalhadores no mercado de trabalho. De acordo com o texto, não havendo o preenchimento das vagas por ausência de mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas por mulheres e, não havendo, pelo público em geral.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou que, em 2020, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos de idade afirmou ter sofrido algum tipo de violência. O levantamento mostrou ainda que houve um aumento no número de agressões dentro de casa, que passou de 42% para 48,8%, e um crescimento na participação de companheiros, namorados e ex-parceiros como autores das agressões.
Últimas notícias
Prefeitura suspende barraca onde turistas foram agredidos na praia em Porto de Galinhas
Jornalista Caio Álex morre aos 52 anos em Cabo Frio, no Rio de Janeiro
Pão de Açúcar registra uma das maiores temperaturas do país nesta terça (30)
Confira o funcionamento dos shoppings nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
Governo federal reconhece situação de emergência em Branquinha, na Zona da Mata de AL
AL reduz em quase 40% valor de exame de aptidão física e avaliação psicológica para 1ª CNH
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
