Surgem novas denúncias de violência obstétrica em maternidade na capital
Alexandre Ayres falou sobre os casos e que confirmou que Sesau apura ocorrência
Com o aumento de denúncias de violência obstétrica na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, o Secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, deu uma entrevista, nesta sexta-feira (29), para tentar esclarecer alguns pontos sobre o caso.
A violência obstétrica a violência praticada contra a mulher durante o parto ou no estado puerperal, seja ela física, psicológica ou moral. Dentre as diversas reclamações, a maioria das queixas envolvem falta informação no momento do parto e falta de tratamento humanizado.
Alexandre Ayres informou que a maternidade alvo das queixas é privada, mas foi arrendada ao Governo do estado desde março de 2020, já que o Hospital da Mulher estava sendo utilizado para atendimento de pacientes contra a covid-19.
Até o momento, três das denúncias aconteceram durante o tempo de gestão da Sesau; as outras vítimas são de casos anteriores ao arrendamento.
Segundo o secretário, a secretaria é responsável pela rede materna infantil do estado, independentemente do tipo do hospital (privado, público), e qualquer denúncia como essa deve ser apurada. “Eu queria aproveitar essa oportunidade para trazer esse tema a discussão e dizer às mães que estão acompanhando que, independentemente da maternidade, se houve um problema com você ou com o seu filho, faça a denúncia”, disse.
Ayres Informou que já determinou a abertura de um procedimento administrativo para apurar as denúncias. O secretário se reuniu nesta tarde com os profissionais do hospital para receber alguma justificativa sobre os casos e investigá-los.
A vítimas podem denunciar os casos através da Delegacia Interativa, de forma online, ou, em casos de óbito ou violência, é preciso ir até a delegacia mais próxima, ou uma central de flagrantes, para a aquisição de um laudo do Instituto Médico Legal (IML).
Últimas notícias
Funcionário de casa de ração morre após sofrer infarto em Arapiraca
Duplicação da AL-115 entre Palmeira dos Índios e Igaci será inaugurada nesta sexta (19)
Blitz da Lei Seca provoca congestionamento de mais de cinco quilômetros
Prefeitura de Maceió convoca mais 41 professores aprovados em PSS da Educação
Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer
Trama golpista: por unanimidade, STF condena cinco réus e absolve um
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
