Tecnologia

Leilão do 5G: antenas em Maceió devem auxiliar na instalação da tecnologia

A capital alagoana está na 14° posição entre as cidades "amiga da internet"

Por 7Segundos com Estadão 04/11/2021 07h07
Leilão do 5G: antenas em Maceió devem auxiliar na instalação da tecnologia
Antenas espalhadas em Maceió - Foto: Reprodução

Às vésperas do leilão do 5G, marcado para hoje (04), apenas sete das 27 capitais brasileiras estão totalmente preparadas para a nova tecnologia de comunicações, de acordo com o Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as principais operadoras que atuam no País.

Por esses indicadores, as capitais mais preparadas para o 5G são Boa Vista, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre e Porto Velho. Quatro outras estão em fase de adaptação para a nova legislação. São elas: Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo.

E Maceió, como fica na corrida em busca do 5G? No ranking divulgado este ano das "Cidades Amigas da Internet", Maceió ficou na 14º posição entre as capitais. Atualmente são 475 antenas espalhadas pelos bairros da cidade.

A necessidade de antenas para o 5G é bem maior do que para frequências como o 2G, 3G e 4G, e, embora a competência sobre a instalação de antenas seja da União, muitos municípios avançam sobre o tema ao impor restrições a esse tipo de equipamento por meio de leis sobre uso e ocupação do solo. O  resultado disso é a queda na qualidade dos serviços e sinais intermitentes, já que as antenas são cruciais para uma internet de qualidade e estável.