Cai o número de casamentos no Estado, aponta IBGE
Uniões homoafetivas também tiveram queda no ano de 2020
No Brasil, houve 757.179 registros de casamentos civis em 2020, o que representa uma redução de 26,1% em relação ao ano anterior. Desse total, 6.433 ocorreram entre pessoas do mesmo sexo. Em Alagoas, a realidade não foi diferente, é o que apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no boletim das Estatísticas do Registro Civil.
No ano passado, o Estado registrou 10.557 casamentos entre homem e mulher, e mais 28 entre homens e 48 entre mulheres. Em 2019, os números foram bem diferentes, sendo 15.096 entre homem e mulher; 25 entre homens e 53 entre mulheres. A diferença entre os anos chega a 30%, em números absolutos, são 4.539 uniões há menos.
Todas as Regiões assinalaram queda no número de casamentos civis registrados em cartório, especialmente as Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, que apresentaram queda de 27,8%, 27,7% e 27,3%, respectivamente.
Desde 2015 o número de casamentos vem apresentando tendência de queda, porém o decréscimo nos registros, em 2020, parece ter estreita relação com o cenário de pandemia pelo novo coronavírus, configurado a partir de março. Dentre as possíveis causas dessa redução devem ser consideradas as orientações sanitárias de distanciamento social, que inviabilizaram a realização de cerimoniais e fizeram com que muitos casais adiassem a decisão pelo casamento.
Observando mês a mês os anos de 2019 e 2020, nota-se o impacto da pandemia nos registros de casamentos em 2020. A partir de março, há uma queda nos registros que vai se acentuar nos meses seguintes, de tal forma que, o total de casamentos realizados de abril a junho foi 55,2% menor ao verificado no mesmo período em 2019. Nos meses seguintes, apesar da recuperação iniciada, a média mensal de casamentos de anos anteriores não foi alcançada, porém o mês de dezembro permaneceu como o de maior número de casamentos.
Últimas notícias
Princípio de incêndio destrói cômodo de residência no bairro Santa Amélia, em Maceió
MPT garante tutela que obriga Hospital Regional do Norte interromper perseguições contra funcionários
Feira livre do bairro Brasília tem data alterada por causa dos feriados de fim de ano
Reconhecimento facial leva PF a identificar criança vítima de abuso sexual e prender suspeito em Dois Riachos
Justiça obriga secretária de Educação do Passo de Camaragibe fornecer informações da pasta
Relembre caso que condenou Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
