Educação

Estudantes em Alagoas expressam preocupação com aplicação da prova do ENEM

Nesta sexta-feira (19), servidores do INEP afirmaram que as provas ainda não chegaram à empresa aplicadora

Por 7Segundos com CNN 19/11/2021 14h02
Estudantes em Alagoas expressam preocupação com aplicação da prova do ENEM
Enem - Foto: Reprodução/Web

O primeiro final de semana de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece no próximo domingo (21). Após várias declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o conteúdo da prova, alguns estudantes estão preocupados com a mudança que o exame possa sofrer. 

O presidente afirmou que as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não repetirão “absurdos” do passado e que a prova terá “a cara do governo”. O chefe do Palácio do Planalto disse que, anteriormente, os temas de redação “não tinham nada a ver com nada”.

A declaração ocorreu após uma debandada de 37 coordenadores do exame. Apesar do percalço, o governo garante que as provas serão aplicadas normalmente.

Nesta sexta-feira (19), servidores do INEP afirmaram a CNN, que as provas ainda não chegaram à empresa aplicadora, contrariando a informação fornecida nas redes sociais, no último dia 8 de novembro, pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, que afirmou que o cronograma da prova prosseguia normal.

Luiz Carlos, de 21 anos, que está no seu quarto ano de realização do ENEM fala sobre o receio das possíveis mudanças da prova. "A gente já começa a pensar nas mudanças que podem ser feitas na prova de humanas e no tema da redação. O tema da redação, por exemplo, a maioria dos estudantes espera algo menos social, os temas antes eram muito voltados a minorias e grupos em marginalizado, mas desde a mudança de governo a gente se prepara para temas mais amplos e de menos caráter social e político"

O estudante Arthur Santos, que está no último ano do ensino médio, afirmou ser "preocupante saber que o governo federal tem poder para criar novas retoricas a partir de um ponto de vista. O que gera insegurança na maioria das pessoas."