Violência

Violência contra a mulher: Especialista destaca que denúncia e informação são cruciais no combate

O Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres é comemorado em 25 de novembro

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 25/11/2021 21h09
Violência contra a mulher: Especialista destaca que denúncia e informação são cruciais no combate
Violência Doméstica - Foto: Reprodução/ Ilustração

O programa Na Mira da Notícia recebeu, nesta quinta-feira (25), a advogada criminalista e assistente social Bianca Veiga para falar sobre o Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, comemorado nesta data.

Diversas pesquisas apontam que o número de casos de violência contra a mulher cresceu assustadoramente durante o período pandêmico. A advogada criminalista lamenta que casos de feminicídio continuem acontecendo e destaca que, para que isso acabe, é necessário a criação de políticas públicas e a desconstrução da sociedade: "Que o assunto seja abordado na escola".

Bianca Veiga pontua que a informação e a denúncia são os principais pontos para que o assunto comece a ser abordado com mais frequência.

A convidada também acrescenta que a Delegacia da Mulher e o Hospital da Mulher possuem atendimento diferenciado para fazer com que as vítimas se sintam mais acolhidas. "Temos a Delegacia Especializada da Mulher que através do 180 funciona um canal de atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Às vezes a mulher tem aquele receio de ser negligenciada, mas através desse canal de atendimento ela será direcionada e informada; ela vai ter todo esse aparato legal e toda essa orientação", disse.

"É muito importante que denunciem, seja pro 180, seja pro 190, se você estiver vendo alguma violência contra a mulher. O 180 é denúncia anônima, você não precisa se identificar e pode ligar sem medo. O 190 é para um caso emergentes, se você estiver vendo a violência acontecendo você pode ligar que a polícia está pronta para atender o chamado e você não terá medo da represália de ser identificado", finaliza.