Saúde

Hemoal homenageia os alagoanos com o maior número de doações de sangue

O secretário de Saúde do Estado esteve presente na sede do Hemoal para celebrar com os voluntários

Por Ascom Sesau 25/11/2021 21h09
Hemoal homenageia os alagoanos com o maior número de doações de sangue
O secretário da Saúde, Alexandre Ayres ressaltou que além dos hospitais modernos e dos profissionais qualificados, os doadores de sangue são imprescindíveis para salvar vidas - Foto: Carla Cleto/Thiago Duarte/Ascom Sesau

Trinta e nove. Esse é o número de doações de sangue contabilizadas pela dona de casa Ana Lúcia dos Santos, moradora de São Luís do Quitunde, no Norte do Estado. Como cada doação pode salvar até quatro vidas, presume-se que ela tenha ajudado a salvar mais de 100 pessoas. E, como reconhecimento ao seu gesto altruísta, a voluntária foi homenageada pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal) com o troféu Doador Sangue Bom, entregue na Unidade Maceió, nesta quinta-feira (25), data em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Ana Lúcia dos Santos representa um grupo de alagoanos que não mede esforços para salvar vidas. Eles deixam suas casas, na capital ou no interior, percorrem vários quilômetros de distância, e comparecem ao Hemoal em Maceió e Arapiraca, com o propósito de salvarem vidas. Realidade que se deve ao fato de que o sangue não se fabrica artificialmente em laboratórios e não se compra em farmácias, como ocorre com os medicamentos.

“Quando recebi a ligação para vir ao Hemoal receber esta homenagem, fiquei tão emocionada que até a minha pressão subiu. A gente não sabe o valor de uma vida. Só quem sabe é quem precisa de uma transfusão, como ocorreu com uma das minhas duas filhas, que sofreu um acidente de trânsito e precisou receber sangue. Graças a Deus deu tudo certo e, por isso, pretendo doar até quando eu puder”, salientou Ana Lúcia dos Santos.

Assim como a moradora de São Luís do Quitunde, outros doadores fidelizados também foram homenageados na Unidade Maceió e Arapiraca, bem como, nos postos de Coleta de Coruripe e no Farol, no Hospital Veredas. Além de serem recepcionados com música e um lanche especial, eles receberam squeezes personalizadas, confeccionadas especialmente para a Campanha de Doação de Sangue realizada pelo Hemoal desde a segunda-feira (22) e que ocorre até sábado (27).

A gerente do Hemoal, Verônica Guedes, ressaltou que as homenagens aos doadores de sangue expressam o reconhecimento às pessoas que são solidárias e não medem esforços para salvar vidas. “São pessoas que, durante todo o ano, comparecem ao Hemoal, estendem seus braços e praticam um gesto nobre que salva inúmeras vidas, através da doação de sangue. Nunca sabemos quando iremos precisar de uma transfusão, então, cada cidadão saudável, deve se conscientizar de doar sangue pelo menos uma vez ao ano”, apelou.

Cordel – Ainda durante as comemorações alusivas ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Hemoal lançou o Cordel do Doador de Sangue, produzido pela cordelista e psicóloga do Hemoal, Sandra Teixeira. “Para mim foi uma grande emoção fazer o lançamento nesta data tão relevante. Doar sangue é um gesto nobre e, através do cordel, pretendemos captar mais doadores voluntários”, enfatizou.

Também presente à cerimônia de homenagem aos doadores voluntários de sangue, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou a importância da doação de sangue para a Rede de Saúde Pública. “Além dos hospitais modernos, bem equipados e com grandes profissionais que inauguramos, é necessário contar com esse líquido precioso que representa o sangue. Por isso, queremos exaltar o gesto nobre que representa doar e o trabalho excepcional de todos os servidores do Hemoal, que são os heróis invisíveis”, destacou.