Prefeitura garante fornecimento de absorventes para meninas e mulheres
Maceió é uma das poucas capitais a instituir o Programa Dignidade Menstrual
Assegurando transparência e cuidado com as mulheres maceioenses, a Prefeitura de Maceió, promulgou em outubro deste ano, a lei 7.088/2021, que institui o Programa Dignidade Menstrual e irá garantir o acesso de estudantes da rede municipal de ensino ao artigo de higiene pessoal.
O compromisso da gestão com a temática foi reforçada durante reunião conduzida pela coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Paula Mendes, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (3), e contou com a presença das vereadoras Olívia Tenório, Silvania Barbosa e Gaby Ronalsa, que compõem a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
De acordo com Ana Paula, o processo licitatório para compra do insumo começou no início do mês de agosto, e só após cumprir todas as etapas é que o programa poderá ser realmente lançado.
“A Prefeitura irá lançar o Programa Dignidade Menstrual, que distribuirá 30 mil absorventes para as meninas e mulheres matriculadas na rede municipal de educação. Nos últimos dias, muitas fake news surgiram em torno do assunto, dizendo que a Prefeitura é contra o combate à pobreza menstrual, e isso é mentira. A pobreza menstrual é um assunto sério, que tem todo o nosso apoio, dedicação e responsabilidade. A lei que determina a distribuição de absorventes em Maceió é de autoria da vereadora Silvania Barbosa e iremos assegurar esse direito”, garantiu a coordenadora.
Ana Paula reforçou ainda que além da entrega de absorventes, o programa também irá contemplar atividades educacionais, como atividades alusivas e rodas de conversa sobre a temática. “Não podemos somente fazer a entrega de absorventes e deixar por isso mesmo, é preciso também trabalhar a vertente educacional, pois o termo ‘menstruação’ ainda é um tabu em meio a sociedade e isso precisa ser quebrado”, completou.

Políticas públicas para as mulheres
Desde o início da gestão, diversas políticas públicas foram implementadas para beneficiar as mulheres, especialmente, as que estão em situação de vulnerabilidade.
“Nós criamos o primeiro Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres da história; lançamos o primeiro programa Emprega Mulher, que oferece capacitação e inserção no mercado de trabalho de 300 mulheres em situação de vulnerabilidade social; também criamos o aluguel Maria da Penha, dando 250 mensais para mulheres vítimas em situação de violência doméstica reerguerem suas vidas. Tudo isso em menos de um ano. Isso é trabalho, compromisso e responsabilidade”, reforçou a coordenadora Ana Paula, destacando algumas das ações feitas para as maceioenses.
Últimas notícias
Águas do Sertão é alvo de nova ação civil pública que cobra transparência à população alagoana
Arapiquense Cláudio Canuto toma posse na Academia Brasileira Rotária de Letras
Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, morre aos 73 anos em Belo Horizonte
Segunda superlua do ano acontece nesta semana; veja quando
Maceió lidera geração de empregos formais em Alagoas
Polícia Civil investiga assassinato de homem no bairro do Farol, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
