Covid -19

Efetividade da Coronavac é maior em idosos, apontam dados de estudo em Serrana

Proteção foi de 96,9% contra hospitalizações e mortes e 86,4% contra casos sintomáticos nesta faixa etária, segundo o Instituto Butantan

Por CNN Brasil 07/12/2021 19h07
Efetividade da Coronavac é maior em idosos, apontam dados de estudo em Serrana
A vacina Coronavac - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Dados do Projeto S, estudo realizado pelo Instituto Butantan no município paulista de Serrana, demonstraram alta efetividade da Coronavac em idosos, maior até que a proteção vista nas outras faixas etárias analisadas no estudo.

“Em idosos acima de 60 anos, a efetividade se mostrou semelhante à população inteira: efetividade de 86,4% para casos sintomáticos e de 96,9% contra hospitalizações e mortes, uma excelente efetividade”, disse o diretor do Hospital Estadual de Serrana, Marcos Borges, durante o primeiro dia do CoronaVac Symposium, evento online que discute dados e evidências sobre a CoronaVac com especialistas de diversos países.

A efetividade da Coronavac no município, analisando também as outras faixas etárias, foi de 80,5% em casos sintomáticos e 95% contra hospitalizações e mortes, comparando não vacinados e vacinados. Segundo o Instituto, isso comprova que a proteção em idosos foi ainda superior e contribuiu para a imunidade coletiva contra a Covid-19 no município.

“Apesar de estes dados também permitirem uma imunização indireta, quanto mais pessoas forem vacinadas, melhor o efeito que a gente vai obter”, completou Marcos.

Em sua primeira etapa, o Projeto S vacinou 27 mil pessoas de Serrana com duas doses de Coronavac em um intervalo de 28 dias. No total, completaram o esquema vacinal 81,3% da população adulta e 60,9% da população urbana de Serrana, o equivalente a cerca de 27 mil pessoas. Deste número, 16% eram idosos com mais de 60 anos.

De acordo com o Butantan, a imunização mostrou-se eficaz para conter a transmissão e controlar a pandemia, mesmo com cerca de 10 mil moradores trabalhando na cidade de Ribeirão Preto, onde, no mesmo período, havia uma alta de casos.