Além do HIV: Dezembro Vermelho também alerta para os riscos da infecção pelo HPV
Papilomavírus humano atinge mais da metade dos jovens brasileiros, segundo Ministério da Saúde
No mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do vírus HIV, a campanha dezembro vermelho também chama atenção para os riscos de outras infecções sexualmente transmissíveis: as chamadas ISTs. Uma das mais comuns é o papilomavírus humano, conhecido popularmente como HPV.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o vírus atinge cerca de 54,6% dos brasileiros entre 16 e 25 anos. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV e nem todos são cancerígenos ou causam sintomas, pois a maioria das infecções são transitórias e são combatidas espontaneamente pelo sistema imunológico.
A ginecologista do Sistema Hapvida Maceió, Dra. Cláudia Pinto, ressalta, no entanto, que há risco de a infecção se tornar crônica e lesões pré-cancerosas evoluam para um câncer invasivo no colo do útero. “Lembrando que o HPV também pode atingir os homens. Neste caso, as complicações mais comuns são os cânceres que acometem o ânus, orofaringe e pênis”, destaca a médica.
Sinais e sintomas do HPV
O papilomavírus humano é um grupo de vírus transmitidos sexualmente, pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas.
“Muitas pessoas com HPV não desenvolvem nenhum sintoma, mas, quando eles estão presentes, os mais relatados são o aparecimento de verrugas na vulva, coceira na região genital e lesões no útero, lábios, bochechas ou garganta”, explica a ginecologista.
O uso do preservativo durante as relações sexuais pode ajudar a prevenir o HPV, mas não exclui o risco de contágio. “Isso acontece porque a presença de feridas na vagina, pênis ou ânus pode facilitar a transmissão. Além disso, o vírus pode ser transmitido direto pele a pele antes de a camisinha ser colocada”, alerta a especialista.
Importância da vacinação
Segundo Dra. Cláudia Pinto, a vacina contra o HPV é uma das formais mais eficazes de prevenção. “A vacina é indicada para meninas e mulheres dos 9 aos 45 anos e meninos e homens dos 9 aos 26 anos de idade. O ideal é que a imunização ocorra antes do início da vida sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus”.
A médica do Sistema Hapvida Maceió ressalta, no entanto, que pessoas que já foram contaminadas com o vírus também podem ser beneficiadas com a vacina. Confira outras dicas para prevenir a infecção por HPV:
• Realize o exame preventivo papanicolau anualmente;
• Fortaleça o sistema imunológico e consuma alimentos ricos em vitamina C;
• Evite o estresse e pratique atividades físicas regularmente.
Veja também
Últimas notícias
Passageira de aplicativo morre após confronto na Linha Amarela, no Rio
Deputado Daniel lança livro com reflexões sobre desenvolvimento e justiça social durante Bienal
Lula vai despachar PL Antifacção ao Congresso com pedido de urgência
Prefeito Allan de Jesus participa em São Paulo da cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul 2025
Integrante do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Rio Largo
Colisão entre motos deixa mulher ferida na Avenida Menino Marcelo, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
