Região Metropolitana de Maceió

Natal da FelizCidade já levou 20 mil visitantes ao Pilar

Com direito ao espetáculo internacional Parada das Luzes, o Natal da FelizCidade foi aberto oficialmente no dia 28 de novembro

Por 7Segundos com Assessoria 31/12/2021 07h07
Natal da FelizCidade já levou 20 mil visitantes ao Pilar
Turistas e moradores aprovaram a atração - Foto: Assessoria

Um evento, em especial, reabriu o município do Pilar para Alagoas. Com o Natal da FelizCidade, a Prefeitura conseguiu recolocar a cidade na rota do turismo, fomentando o empreendedorismo e movimentando a economia local. As atrações na orla lagunar, inclusive, seguem até 06 de janeiro. Até aqui, estima-se que 20 mil pessoas já visitaram o Pilar  desde o mês passado.

Com direito ao espetáculo internacional Parada das Luzes, o Natal da FelizCidade foi aberto oficialmente no dia 28 de novembro. Além da ornamentação especial distribuída ao longo de toda a orla, o espaço também recebeu os estandes da Feira do Empreendedor, por meio da qual o micro e pequeno empresário dispõe de toda a estrutura necessária para expor e comercializar seus produtos.

Segundo a secretária municipal de Turismo e Eventos, Dany Santos, o aumento do fluxo de turistas favorece, sobremaneira, a geração de emprego e renda, beneficiando, direta e indiretamente, ao menos 500 pessoas.

“E o Natal da FelizCidade tem sido muito importante para a cadeia produtiva do turismo. Desde o início, adotamos estratégias com vistas à  atração de visitantes, inclusive, de outros estados, firmando parcerias com agências de viagem, disponibilizando vans para o translado de turistas até o Pilar e divulgando, nos hotéis da capital, o roteiro que  denominamos ‘Caminhos de Pilar’”, conta a secretária, lembrando também o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Pilar como determinante.

Santos destaca, ainda, que o Natal da FelizCidade já representa um novo e consolidado produto turístico. “Nosso Natal tem repercutido em várias regiões do país. Podemos dizer que ele já faz parte do calendário de eventos de Alagoas, a exemplo do tradicional Festival do Bagre”, reforça a gestora, acrescentando que a meta, agora, é comercializar  pacotes turísticos junto a agências de receptivo.

“Além do Natal, também temos outras grandes festas, como a da Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade, e o próprio Festival do Bagre. E no nosso plano de ação, que tem como base o índice de competitividade do turismo nacional, consideramos também todos os protocolos sanitários, conforme compromisso assumido enquanto destino que possui o selo Safe Travels”, complementa a secretária.

E a chegada de 2022 já proporciona novas possibilidades. É que a Prefeitura do Pilar já trabalha para entregar mais dois importantes equipamentos: um teleférico – que vai ligar as partes alta e baixa da cidade – e a maior estátua do mundo de Jesus Cristo, com 70 metros de altura. “Tais investimentos vão consolidar o Pilar como destino  turístico internacional, fortalecendo a identidade local, fomentando novos empreendimentos e, portanto, desenvolvendo a cidade como um todo”, assegura Santos.

Comerciantes atestam importância do Natal

Maria José Ferreira trabalha como costureira, mas, neste final de ano, cadastrou-se para vender batata frita numa das barracas da orla lagunar. Ela conta que vem aproveitando a chance de fazer uma grana extra para comprar uma nova máquina de costura. “Vou juntar todo o dinheiro para realizar esse meu sonho”, conta a também dona de casa.

Adriano Pereira, por sua vez, é proprietário de uma pizzaria no centro do Pilar e confirma que o movimento, “apesar de muita gente ainda sentir os reflexos da pandemia, melhorou consideravelmente”.

“É realmente um diferencial. Isso porque, além de deixarem dinheiro aqui na cidade, as pessoas que vêm conhecer o Pilar nos ônibus cedidos  pela Prefeitura acabam retornando depois”, avalia o empresário, acrescentando que já precisou contratar mais dois colaboradores “devido à demanda do Natal”, passando a empregar oito pessoas ao todo.

Outro que também se diz contente com o retorno do investimento feito pela Prefeitura é Márcio Lages (foto). Dono de uma sandubaria fundada há 13 anos no Pilar, Lages conta  que precisou se reinventar em meio à pandemia, quando o delivery deixou de ser opção.

“Já no primeiro dia do Natal [da FelizCidade, em novembro], tivemos um acréscimo de 50% no faturamento, em comparação com um dia normal. Já  tínhamos eventos como o da padroeira e, com o Natal, ficou ainda melhor”, afirma o empresário, que, inclusive, já fez uso do Banco Pop, o banco de fomento do Pilar que auxilia o micro e pequeno empresário.

Hoje, Márcio Lages já contabiliza uma cartela com cerca de oito mil clientes, empregando 17 pessoas e já almejando abrir uma filial em Maceió. “Vamos aproveitar o bom momento e trabalhar para que isso acontece já em 2022”.