Covid -19

AL deve receber 22 mil doses de vacina para imunização infantil contra a Covid-19

Quantidade representa apenas 5,6% do público-alvo da vacinação, que é de 390 mil

Por 7Segundos 13/01/2022 14h02
AL deve receber 22 mil doses de vacina para imunização infantil contra a Covid-19
Vacina Pfizer contra a covid-19 - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Alagoas deve receber 22 mil doses de vacina para a imunização das crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19. O repasse será feito pelo Ministério da Saúde nessa sexta-feira (14), após o recebimento de 1,24 milhão de imunizantes da Pfizer pela pasta nesta quinta-feira (13). O carregamento é o primeiro de três lotes que devem chegar ao Brasil até o fim do mês.

A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante entrevista à TV Pajuçara no começo da tarde de hoje. No entanto, a quantidade ainda é insuficiente para imunizar todo público nesta faixa etária, que é de 390 mil.

O número representa 5,6% deste total. A previsão é que às 10h30 dessa sexta as doses cheguem ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió. Ayres afirmou que, até o final do dia, será apresentado aos municípios o cronograma que vai ser utilizado na vacinação infantil.

"É muito pouca a quantidade. Temos que escolher por onde começar. Os nossos técnicos estão focados nisso e devem apresentar a ordem de imunização. Com certeza, vai existir algum grupo prioritário, para evitarmos uma corrida desnecessária aos pontos de vacinação", ressaltou.

O gestor da pasta ainda explicou que, de acordo com os especialistas, com essa transmissão acelerada da ômicron, existem duas possibilidades. Uma é a de imunização de rebanho, com todos infectados e passando a viver com a Covid, se vacinando anualmente. A outra é do surgimento de uma variante ainda mais forte.

"A única certeza que o mundo inteiro tem é que precisamos nos vacinar o mais rápido possível", finalizou Ayres.