Política

“Só não bateu em mim por que puxaram ele”, diz vereadora ameaçada pelo prefeito Márcio Lima

Uveal emitiu nota de repúdio em defesa de Gersileide Mateus

Por 7Segundos 20/01/2022 18h06
“Só não bateu em mim por que puxaram ele”, diz vereadora ameaçada pelo prefeito Márcio Lima
Gersileide foi ameaçada pelo prefeito de Santa Luzia do Norte - Foto: Reprodução/redes sociais

Um caso de violência contra a mulher, registrado em Santa Luzia do Norte, tem deixado um clima tenso no município. A vereadora e ex-primeira-dama, Gersileide Mateus (Republicanos), diz ter sido ameaça e humilhada pelo prefeito da cidade, Márcio Lima (Progressistas). O fato aconteceu na última terça-feira (18), na Câmara Municipal.

Em entrevista ao Portal 7Segundos, nesta quinta-feira (20), a vítima revela que a maior revolta é pelo fato de que várias pessoas - entre vereadores, diretores da Casa de Leis, entre outros - estavam presentes no momento do ocorrido, e nenhum deles tentou defendê-la enquanto mulher.

“Ele [prefeito] estava fora de si. Me chamou de cachorra na frente dos vereadores Laudemir Balbino, Édson Albino, Vandeval, Maria Verônica, Adelmo Cabral, Givaldo Gamão, Márcio Jorge e Del Mecânico, além do procurador da Câmara, Dr Paulo - único que tentou acalmar o prefeito”, revelou a vítima.

Gersileide disse que se não fosse o vice-prefeito, Nailton Alves, ela teria sido agredida fisicamente. “Ele saiu puxando o Márcio Lima para que ele não me agredisse”, contou.

Ainda de acordo com a vítima, a discussão foi iniciada pelo prefeito Márcio Lima, que questionou a parlamentar por conta do voto contrário em uma matéria de interesse do Legislativo. “Ele veio me afrontar para saber o motivo de eu não ter votado a favor de um Projeto que traria a Unopar para o município. Daí eu perguntei por que ele estava preocupado com o meu voto, já que a matéria foi aprovada e ele tem o apoio de sete vereadores”.

Gersileide destacou que as ofensas foram estendidas ao esposo dela, o ex-prefeito do município, Edson Mateus. Ela denunciou o caso na Delegacia de Polícia do município e registrou um Boletim de Ocorrência (BO) por injúria e violência contra a mulher.

UVEAL EMITE NOTA DE REPÚDIO

O presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), Eduardo Tenório, emitiu uma nota prestando solidariedade a colega vereadora e repudiando o fato, que caracterizou como “machista” e “injurioso”.

“A UVEAL se solidariza com a nobre Vereadora e repudia tal atitude desrespeitosa, gratuita é extremamente lamentável, que contraria e excede o direito à liberdade de expressão, resultado de grave lesão as garantias constitucionais de qualquer cidadão e que ferem a dignidade e a honra da Vereadora”, diz um trecho do documento.

VEREADORA POR MACEIÓ SE POSICIONA

A vereadora por Maceió, Teca Nelma, usou suas redes sociais para prestar solidariedade à Gersileide Mateus.

“Toda solidariedade a vereadora por Santa Luzia do Norte, Gersileide Silva, vítima de agressões verbais machistas feitas pelo próprio Prefeito da cidade. E intolerável o desrespeito com que somos tratadas, mas não podem nos calar. A política é nosso
espaço de direito! Seguiremos”, escreveu.

A reportagem tentou contato telefônico com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Santa Luzia do Norte, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.