Brasil

Polícia Federal prende dois homens acusados de maltratar girafas em resort no RJ

As girafas foram apreendidas e o Ibama ficará responsável pela supervisão e saúde dos animais

Por CNN Brasil 27/01/2022 16h04
Polícia Federal prende dois homens acusados de maltratar girafas em resort no RJ
Girafas do resort apreendidas - Foto: Divulgação/PF

Dois homens foram presos em flagrante e 15 girafas foram apreendidas em um resort safári, em Mangaratiba, na Costa Verde, do Rio de Janeiro. Os presos eram responsáveis pela manutenção dos animais.

No local os policiais federais e os analistas ambientais constataram situação de maus-tratos dos animais. As 15 girafas foram apreendidas. O Ibama ficará responsável pela supervisão e tomar as providências necessárias para manter a integridade das girafas.

A ação foi desencadeada a partir de um inquérito policial instaurado pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico e foi acompanhada também por analistas ambientais do Ibama.

O objetivo da ação era apurar as circunstâncias da mortes de três girafas de um conjunto original de 18 girafas importadas da África do Sul no ano passado. Os animais escamparam da área reservada, foram recapturas, mas morreram no dia 14 de dezembro de 2021.

Além das prisões dessa quarta-feira (26), a investigação segue com o objetivo de apurar as circunstâncias e a legalidade da importação dos animais, além das condições de manutenção e cuidado das girafas.

A CNN entrou em contato com o resort, que enviou um posicionamento afirmando que “todos os animais silvestres possuem cadastro e são reconhecidos pelo Ibama”. O resort também lamentou o ocorrido:

Lamentavelmente, durante as operações de manejo, um grupo de girafas escapou da área reservada para a sua adaptação. Após a captura, três faleceram. Por ser uma espécie sensível, determinadas situações podem levar ao desequilíbrio orgânico do animal. O Portobello Resort & Safári assegura, contudo, que trabalha com todo o rigor e cuidado exigidos, seguindo os protocolos de segurança necessários. Cabe ressaltar que, antes da chegada das girafas, o espaço passou por uma vistoria, feita pelo órgão competente, que constatou que o local estava em boas condições.