Dossiê aponta mortes de transexuais em Alagoas no ano de 2021
Dois casos apontados no levantamento, ocorreram em União dos Palmares e Maceió
A participação da cantora e atriz Linn da Quebrada no Big Brother Brasil é o começo de uma transformação na televisão brasileira que marginalizava as pessoas trans. No programa, ela quebra preconceitos e traz o discurso de respeito e justiça social para esta parcela da população. Mas infelizmente, elas ainda são alvos de violência no país.
A edição mais recente do relatório Dossiê de Assassinatos e Violência contra Travestis e Transexuais brasileiras em 2021 será entregue nesta sexta-feira (28) para Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), em Brasília. O dia seguinte, 29 de janeiro, é Dia Nacional da Visibilidade Trans.
O relatório aponta que, em 2021, 140 pessoas trans foram assassinadas no país, sendo 135 travestis e mulheres transexuais, e 5 homens trans e pessoas transmasculinas.
Alagoas aparece na 16° ocupação entre os estados que mais assassinaram essa parte da população. Foram duas mortes no ano passado. O número caiu em relação a 2020, quando foram oito.
O primeiro caso ocorreu em fevereiro. Alissia Rodriguez, de 20 anos foi assassinada no bairro da Cruz das Almas, em Maceió. Segundo a Polícia Civil, o
suspeito, um cliente que não se recusou a pagar pelo serviço, foi preso em flagrante e responde por homicídio.
Em agosto, a trans conhecida como Gil, de 33 anos, foi encontrada morta, dentro da própria residênciana, rua Alonso Costa, no bairro Roberto Correia de Araújo, no município de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas.
O corpo foi encontrado envolto em um lençol branco sobre uma cama. Havia muito sangue no local, além de um banco quebrado ao lado do corpo.
Pelo 13º ano, o Brasil continuou sendo o país onde mais se mata essa população, seguido pelo México e os Estados Unidos, de acordo com a ONG Transgender Europe (TGEU, na sigla em inglês), que reportou 375 assassinatos em todo o mundo no ano passado.
Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
