Covid -19

229.450 mil doses de vacinas contra Covid-19 chegam em Alagoas nesta sexta (25)

Mais de 200 mil dos imunizantes são da CoronaVac, pouco mais de 29 mil são da Pfizer

Por Ascom Seduc 25/02/2022 14h02
229.450 mil doses de vacinas contra Covid-19 chegam em Alagoas nesta sexta (25)
Após chegarem à sede do PNI, vacinas são contabilizadas, têm a temperatura aferida e são armazenadas para serem distribuídas aos municípios - Foto: Olival Santos

Alagoas recebeu do Ministério da Saúde (MS), no final da manhã desta sexta-feira (25), mais uma remessa de imunizantes para a Campanha de Vacinação contra o Novo Coronavírus. No total são 229.450 novas doses, sendo 200.200 da CoronaVac e 29.250 da Pfizer Adulto.

Após o desembarque, os imunizantes tiveram a temperatura aferida, foram contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, situado no bairro Farol, em Maceió. A retirada das vacinas por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) acontece somente depois da solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendamento prévio nas Centrais de Distribuição.

Os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, devem agendar a retirada das vacinas por meio do e-mail [email protected] Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, deverão realizar o agendamento pelo e-mail [email protected] .

O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, lembra que a vacina e os protocolos sanitários são a única esperança na luta contra a pandemia da Covid-19 e que o atraso no ciclo vacinal, bem como o boicote à vacinação, são os responsáveis pela maior parte das internações e mortes por Covid-19 no Estado.

“Além de colocar a própria vida em risco, as pessoas que não se vacinaram ou que estão com o ciclo vacinal atrasado são responsáveis também pela circulação de novas variantes, o que dificulta o combate à pandemia. Por isso, apelo para que todos se vacinem e levem as crianças da família para que sejam vacinadas também”, afirmou Ayres.