Pacientes que compraram lote recolhido de Losartana devem substituir medicamento
Este tipo de remédio é indicado para tratamento de pressão alta (hipertensão arterial) e insuficiência cardíaca
Os pacientes que compraram o remédios com o princípio ativo Losartana dos lotes que foram recolhidos devem substituir o medicamento por outro prescrito pelo médico, desde que tenha o mesmo fármaco e a mesma dose. Assim explicou o vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL), Daniel Fortes.
"A princípio não podemos afirmar que haja riscos no consumo desses medicamentos. A medida visa avaliar se as substâncias potencialmente cancerígenas encontradas são produtos de alguma contaminação em um lote específico ou se são formadas a partir do próprio princípio ativo do medicamento. Os riscos envolvidos ao ingeri-las são no consumo a longo prazo", detalhou.
Este tipo de medicamento é indicado para tratamento de pressão alta (hipertensão arterial) e insuficiência cardíaca. No começo desta semana a Sanofi Medley, laboratório responsável, anunciou o recolhimento voluntário e preventivo do remédio, "devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos". Os que estão sendo retirados de circulação vão voltar ao mercado com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) ajustado.
Os remédios recolhidos foram Valtrian HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 50mg + 12,5mg; Valtrian 50mg; 100mg (losartana potássica) comprimidos.
O paciente que adquiriu um desses produtos deve então entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório, por meio do telefone 0800 703 0014.
"O laboratório então informará como será feito o recolhimento e o ressarcimento do valor pago, caso o medicamento tenha sido adquirido em farmácias privadas. É muito importante que o descarte não seja feito no lixo comum e nem em vasos sanitários ou pias, pois podem contaminar o meio ambiente", esclareceu Daniel.
Últimas notícias
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Homem imobiliza e desarma um dos atiradores em ataque em praia da Austrália
Autor de homicídio contra o próprio avô é preso por assassinar outro homem em Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
