1ª Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió encerra as inscrições amanhã (11)
O prêmio de primeiro lugar do evento é uma viagem para a cidade de Coimbra, em Portugal

As escolas da rede pública municipal de ensino já podem inscrever os estudantes para a 1ª Olimpíada da Língua Portuguesa de Maceió. Poderão participar da competição os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de toda a rede. Os professores devem inscrever as turmas até o dia 11 de março, através de link enviado aos e-mails institucionais das escolas.
A Olimpíada tem como tema 'Maceió: um olhar para a cultura local', tendo como objetivo incentivar a leitura e a criatividade literária dos estudantes. Cerca de 90 escolas municipais participam do projeto, que tem como homenageado o poeta e escritor alagoano, Lêdo Ivo.
Após o período de inscrições, os professores passarão por oficinas entre os meses de março e julho, onde receberão orientações sobre como trabalhar a temática da Olimpíada em sala de aula junto aos alunos. A oficina será ministrada em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Após as oficinas com os professores, os estudantes serão divididos entre os gêneros literários que integram a competição. As turmas dos 5º anos irão produzir textos do gênero poema, já as turmas de 6º e 7º anos, escreverão sobre o gênero memória e os alunos do 8º e 9º anos farão crônicas. Os textos produzidos durante este período passarão por uma seletiva na Etapa Escolar da competição, que vai selecionar um texto de cada gênero para disputar a Etapa Municipal.
Na Etapa Municipal serão premiados os 1°, 2º e 3º lugares gerais de cada gênero literário, totalizando em nove estudantes premiados.
Premiação
Para o primeiro lugar, a premiação será um tablet e viagem para Coimbra, em Portugal. O segundo lugar receberá um tablet e uma viagem para a Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Já o terceiro lugar será premiado com um tablet e uma viagem para conhecer o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Últimas notícias

Homem armado tenta assaltar morador de residência na zona rural de Lagoa da Canoa durante falta de energia

Homem invade escola em Arapiraca no bairro Ouro Preto durante a madrugada, mas sispeito consegue fugir

Homem é flagrado dirigindo embriagado no Cruzeiro do Sul

Homem ateia fogo em apartamento para impedir namorada de viajar; prédio é evacuado, em Maceió

Motorista preso em ferragens após capotamento é resgatado na divisa entre Alagoas e Pernambuco

PM apreendeu 17 armas de fogo e quase 10kg de drogas na última semana
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
