1ª Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió encerra as inscrições amanhã (11)
O prêmio de primeiro lugar do evento é uma viagem para a cidade de Coimbra, em Portugal
As escolas da rede pública municipal de ensino já podem inscrever os estudantes para a 1ª Olimpíada da Língua Portuguesa de Maceió. Poderão participar da competição os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de toda a rede. Os professores devem inscrever as turmas até o dia 11 de março, através de link enviado aos e-mails institucionais das escolas.
A Olimpíada tem como tema 'Maceió: um olhar para a cultura local', tendo como objetivo incentivar a leitura e a criatividade literária dos estudantes. Cerca de 90 escolas municipais participam do projeto, que tem como homenageado o poeta e escritor alagoano, Lêdo Ivo.
Após o período de inscrições, os professores passarão por oficinas entre os meses de março e julho, onde receberão orientações sobre como trabalhar a temática da Olimpíada em sala de aula junto aos alunos. A oficina será ministrada em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Após as oficinas com os professores, os estudantes serão divididos entre os gêneros literários que integram a competição. As turmas dos 5º anos irão produzir textos do gênero poema, já as turmas de 6º e 7º anos, escreverão sobre o gênero memória e os alunos do 8º e 9º anos farão crônicas. Os textos produzidos durante este período passarão por uma seletiva na Etapa Escolar da competição, que vai selecionar um texto de cada gênero para disputar a Etapa Municipal.
Na Etapa Municipal serão premiados os 1°, 2º e 3º lugares gerais de cada gênero literário, totalizando em nove estudantes premiados.
Premiação
Para o primeiro lugar, a premiação será um tablet e viagem para Coimbra, em Portugal. O segundo lugar receberá um tablet e uma viagem para a Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Já o terceiro lugar será premiado com um tablet e uma viagem para conhecer o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Últimas notícias
Homem sofre tentativa de homicídio no Bosque das Arapiracas, em Arapiraca
Operação Batista: Polícia Militar cumpre mandados de busca e apreensão em Penedo
Veículo pega fogo e mobiliza bombeiros na Avenida Ceci Cunha em Arapiraca
Criança vê idoso comendo sozinho e decide agir; gesto comove a web
Mulher desaparecida há mais de 30 anos é encontrada viva nos EUA
Filhote de beija-flor cria laço com jornalista e cenas encantam a web
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
