Sudes amplia serviços de limpeza e desassoreamento de canais
Trabalhos realizados vão evitar transtornos para a população durante dias de chuva
Devido as fortes chuvas que atingiram a capital nos últimos dias, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) ampliou os serviços de limpeza, poda de árvore, desassoreamento de canais e recolhimento de resíduos por diversas regiões da cidade, como forma de evitar transtornos para a população que reside em áreas críticas.
Este ano, a Sudes já realizou trabalhos preventivos, como o desassoreamento do Riacho do Silva, localizado em Bebedouro, mapeado como um dos pontos mais críticos em relação ao período chuvoso. Do local, foram retirados mais de 200 toneladas de detritos. Além dele, mais outros quatros canais da capital foram limpos.
Outro trabalho que é intensificado antes e durante o período chuvoso é a poda de árvores. Seguindo uma programação diária, a Sudes prioriza as principais ruas e avenidas que possuem exemplares de grande porte, com o objetivo de evitar transtornos e acidentes com pedestres e motoristas. Além disso, grotas e encostas são priorizadas, pois correm grandes ameaças durante essa época. Somente no mês de fevereiro, mais de 300 intervenções, entre podas e supressões em áreas de risco, já foram realizadas pelo órgão.
Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, afirma que o órgão iniciou as atividades desde o início do ano, prevendo os transtornos que o período chuvoso poderia causar.
"O trabalho de prevenção começa muito antes. As chuvas estão chegando com mais força agora, mas nossos serviços já vinham sendo executados diariamente. De fato, iremos ampliar as atividades para que nada saia do nosso controle. Dessa forma, iremos minimizar os impactos causados ao cidadão maceioense", disse.
Caso o cidadão deseje solicitar uma poda de árvore, o recolhimento de um resíduo que possa causar entupimento de vias pluviais ou a limpeza de um canal em seu bairro, deve entrar em contato através do 0800 082 2600 ou Whatsapp 98802-4834 enviando foto ou vídeo da solicitação. Além disso, é necessário endereço completo com ponto de referência, para facilitar a localização da ocorrência.
"Temos um canal aberto para que a população possa entrar em contato conosco e contribuir com a nossa atuação, nos mostrando onde há algum problema não identificado ou alguma sugestão de onde podemos atuar. É importante que, neste período, o cidadão ande lado a lado com a Prefeitura", completou Farias.
A Sudes orienta que nos casos de queda de árvore em ruas, avenidas ou praças, além de entrar em contato com o órgão, é necessário que o cidadão também acione os Bombeiros.
Últimas notícias
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
Carnaval 2026 de Maragogi resgata raízes culturais e aposta em tradição, segurança e geração de renda
Caio Bebeto propõe inclusão da Bíblia nos acervos escolares de Maceió
Perícia aponta que ônibus saiu da pista sem sinais de frenagem em acidente na AL-220
Cibele Moura reforça solicitação por fones antirruídos em órgãos públicos e destaca inclusão de pessoas autistas
STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
