Saúde

Alexandre Ayres comenta desafios durante gestão como secretário de Saúde de Alagoas

O ex-secretário apontou a pandemia da Covid-19 e obras inacabadas por gestões anteriores como os principais desafios

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 05/04/2022 20h08
Alexandre Ayres comenta desafios durante gestão como secretário de Saúde de Alagoas
O ex-secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres - Foto: Thiago Duarte

O ex-secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres, participou do programa de rádio Na Mira da Notícia nesta terça-feira (5). Na ocasião foram colocados em pauta tópicos como o balanço da gestão como secretário e os novos rumos políticos do entrevistado.

Apesar de ser um advogado, Ayres teve grande destaque como secretário de Saúde de Alagoas. De acordo com ele, foi preciso "se cercar de bons técnicos para fazer a gestão". "Eu me preocupei em ser um gestor que ouvisse os especialistas e que dialogasse com a sociedade", pontuou.

Durante sua gestão, Alexandre Ayres passou por um grande desafio que testou a sua capacidade: a pandemia da Covid-19. Para ele, essa situação foi "o maior desafio da vida pessoal e profissional". "Tomamos uma decisão naquele momento de ouvir a ciência".

O principal objetivo do ex-secretário na época era garantir as condições de trabalho necessária para que os profissionais de saúde pudessem atuar na linha de frente contra o coronavírus, até então um vírus desconhecido. "Eu tive que assumir essa frente e, como um bom condutor, dei a condição de trabalho e garanti primeiro a segurança do meu profissional para que ele pudesse desempenhar um bom papel e salvar a vida das pessoas", disse.

"Hoje, em abril de 2022, é fácil todo mundo apontar o dedo, mas lá atrás, até para contratar profissionais de saúde nós tivemos dificuldade", falou Ayres relembrando as dificuldades e os obstáculos encontrados pelo caminho.

Além da pandemia, Ayres também pontuou outra dificuldade: colocar em ordem todas as obras inacabadas por gestões anteriores. "Foi um desafio. Em 2019 nós assumimos em fevereiro, em setembro entregamos o Hospital da Mulher e seis meses depois tivemos o primeiro caso de Covid-19 aqui no estado. Os hospitais ainda estavam em construção e eu rapidamente procurei os construtores e solicitei a aceleração das obras", salientou.

Durante sua gestão, com o avanço da pandemia, o ex-secretário finalizou diversas obras de hospitais por todo o estado: "nossa preocupação, tanto a minha, quanto a do governador Renan Filho, era que o alagoano que precisasse de assistência tivesse esse direito garantido".

O cenário inicial da pandemia no Brasil foi caótico. Em diversos estados do país haviam pessoas morrendo dentro de ambulâncias e em suas casas por falta de leitos nos hospitais e Alexandre Ayres quis garantir que Alagoas não passasse pela mesma situação.

"Alagoas deu um resultado muito positivo de um exemplo ao Brasil. Tanto é que somos o segundo menor estado do país e, no momento em que o estado do Amazonas precisou deslocar seus cidadãos para atendimento, a gente se agigantou e fomos um dos primeiros estados a dizer "pode mandar pra cá que a gente vai atender o cidadão manauara". Foi um momento de demonstração de muita força do estado de Alagoas no momento da maior crise sanitária da nossa geração", destacou.

As obras do Hospital Metropolitano do Agreste, em Arapiraca, também foram iniciadas após diversos hospitais fecharem as portas. Ayres acredita que a obra, iniciada durante a sua gestão, será entregue só no próximo ano.

"Fazemos gestão com planejamento. A gestão na Saúde não pode ser feita apenas com o objetivo de preenchimento de vazio assistencial. Temos que planejar porque é importante que o acesso seja facilitado para a população, mas o mais importante é que a estrutura que está sendo montada se pague. Cada passo dado, todos os hospitais que foram e que serão entregues, a Saúde alagoana tem condições de manter", frisou.