Maceió

Arquidiocese de Maceió divulga a programação para as celebrações da Semana Santa e Tríduo Pascal

Programações terão início no próximo domingo (10) e vão até quinta-feira santa (14), logo após serão iniciados os eventos de páscoa

Por 7Segundos com assessoria 06/04/2022 16h04
Arquidiocese de Maceió divulga a programação para as celebrações da Semana Santa e Tríduo Pascal
Igreja fará celebrações durante toda a semana - Foto: Reprodução

A Arquidiocese de Maceió divulgou, nesta quarta-feira (06), a programação da Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, no centro da cidade, para as celebrações da Semana Santa de 2022.

De acordo com a Arquidiocese, a programação terá início no próximo domingo (10) e vai até a manhã da quinta-feira santa (14).

No domingo serão realizadas duas celebrações: uma às 09h, com procissão de Ramos saindo da Igreja São Gonçalo, no Farol, para a Catedral e outra celebração, às 17h. Na Quarta-feira Santa, às 19h, será celebrado o Ofício das Trevas e na Quinta-feira Santa (14) pela manhã, às 09h, a Missa do Crisma, que nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia e orientação da Igreja foi celebrada em setembro.

Na celebração da Missa do Crisma o bispo realiza o rito de bênção dos santos óleos, que serão usados em todas as Paróquias durante ano na celebração dos Sacramentos; nesta celebração acontece também a Renovação das Promessas sacerdotais, com a presença de todos os padres da Arquidiocese.

O Tríduo Pascal, que começa na Quinta-feira Santa e termina no Domingo de Páscoa, conta com a seguinte programação: Na Quinta-feira Santa, Missa da Santa Ceia do Senhor, às 19h; Sexta-feira Santa, Paixão do Senhor, Ofício da Agonia, às 12h, e Celebração da Paixão, às 15h; no

Sábado Santo, a igreja permanece sem atividades durante todo o dia, a celebração da Vigília Pascal, às 19h; e no Domingo de Páscoa, a Santa Missa, às 09h e 17h.

O cônego Walfran Fonseca, administrador paroquial da Catedral, informou que não haverá limitação para a participação dos fiéis, mas recordou que permanece o uso de máscara dentro da igreja e os cuidados ainda necessários neste tempo pandêmico.

Os fiéis podem acompanhar, além da participação presencial, ao vivo pelas redes sociais da Catedral Metropolitana de Maceió @catedraldemaceionsp e o canal do Youtube da Arquidiocese de Maceió @ArqDeMaceio

Segue abaixo a programação detalhada:


Domingo de Ramos – 10/04


9h – Procissão de Ramos, saindo da Igreja São Gonçalo

Quarta-feira santa – 13/04


19h – Ofício das trevas

Quinta-feira santa – 14/04


9h – Missa do Crisma

19h – Missa da Ceia do Senhor

Sexta-feira santa - 15/04


12h – Oficio da Agonia

15h – Celebração da Paixão

Sábado santo – 16/04


19h – Vigília Pascal

Domingo de páscoa – 17/04


9h e 17h – Santa Missa da Páscoa do Senhor