Projeto visa distribuir quase 20 mil toneladas de peixe para famílias em Pilar
Ação da prefeitura deve afetar cerca de 10 mil famílias de baixa renda no município
O feriado religioso será de mesa farta no Pilar. É que a Prefeitura Municipal retomou o projeto Mesa Viva e, nesta quarta-feira (23), iniciou a distribuição de quase 20 toneladas de peixe para cerca de 10 mil famílias de baixa renda. Além de 2 kg de peixe, cada pilarense recebeu também 1 kg de arroz branco e uma garrafa de leite de coco. Teve até entregue de receita elaborada pelo chefe de cozinha Sérgio Jucá, que ensina a fazer um delicioso arroz cremoso de peixe ao coco.
Prefeito do Pilar, Renato Filho percorreu, no início da manhã, os principais pontos de entrega, destacando a importância do projeto Mesa Viva.
“De todas as minhas lutas, nenhuma é mais importante do que combater a fome do próximo, a primeira e mais extrema das necessidades. Com o arrefecimento da pandemia e o avanço da vacinação contra a Covid-19, pudemos retomar essa iniciativa, uma tradição história de nossa cidade, distribuindo o peixe da Semana Santa e garantindo às famílias este momento de celebração cristã. Que tenhamos uma Páscoa com mesa farta para todos os alagoanos, hoje e sempre. E enquanto eu tiver força, se Deus permitir, ninguém vai ficar sem o seu pão de cada dia”, afirmou Renato Filho.
O trabalho das equipes da Secretaria de Assistência Social teve início na segunda-feira (11), quando as fichas começaram a ser entregues de casa em casa. Foram 12 os locais de coleta. No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), era grande a expectativa pelo peixe fresquinho.
A dona de casa Zélia dos Santos esteve no CRAS e não enfrentou fila. Ela tem quatro filhos, mas conta que a casa fica cheia na Sexta-feira da Paixão. “Esse peixe chegou na hora certa porque vou receber dez pessoas. Ainda bem que conto com a ajuda da minha nora para cozinhar para tanta gente [risos]”, afirmou a moradora do loteamento Edite França.
Já o pintor Gilberto Vieira, que vive com a esposa e dois filhos, também não escondeu o entusiasmo. “O ‘peixe pescada branca’ é muito gostoso. Prefiro peixe à carne de boi. É muito mais saudável”, disse Gilberto, acrescentando que o almoço da sexta-feira será mais que especial.