Aumento da passagem aérea é tema em audição pública no Senado Federal
O preço do voo econômico sofreu acréscimo de 62% no primeiro trimestre de 2022
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) apresentou requerimento à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal para realização de audiência pública sobre serviços prestados pelas empresas aéreas.
Entre os temas a serem discutidos estão: preço de passagens aéreas, despacho de bagagens, pagamento para marcação antecipada de assentos e abertura de mercado do setor aéreo nacional.
Na justificativa, o parlamentar aponta que levantamentos realizados por plataformas de viagem revelam aumento no preço médio das passagens aéreas de até 62% de janeiro a março deste ano.
“No ano de 2020, o Congresso Nacional deliberou sobre medidas provisórias que alteravam as regras de reembolso e remarcação de passagens aéreas para voos cancelados durante a pandemia de covid-19. Além disto, o texto aprovado possibilitava que o Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac) poderia emprestar recursos, até 31 de dezembro de 2020, às empresas do setor aéreo que comprovassem prejuízos devido à pandemia. (…) É preciso dar transparência a estas operações”, afirma o senador no requerimento.
O parlamentar aponta ainda que é necessário analisar o fato do Brasil ter um mercado altamente concentrado, hoje, atendido internamente basicamente por apenas três grandes companhias.
O requerimento deve ser apreciado na próxima sessão da Comissão de Assuntos Econômicos.
Se aprovado, devem ser ouvidos representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon); Petrobras; Agência Nacional do Petróleo (ANP); Secretaria de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência (Seprac); Ministério da Infraestrutura; e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
“Vamos cobrar as autoridades competentes para que a situação se encaminhe para a normalidade”, afirmou o senador.
Infraestrutura dos aeroportos
O autor do requerimento também propõe que a audiência aborde a situação dos aeroportos. O senador Nelsinho Trad lembra o caso do Aeroporto Ueze Elias Zahran de Campo Grande.
O terminal está em obras como parte do projeto de privatização.
“A obra está andando a passos de tartaruga e gerando caos à população. Não se consegue estacionar para poder fazer o desembarque e o embarque de passageiros e existe drenagem deficitária”, comentou o senador.
Confira a reportagem do tema no Youtube:
Últimas notícias
Lei de Gabi combate assédio no transporte público de Alagoas
Negócio da Grota incentiva empreendedoras das periferias de Maceió
Mercado da Produção tem obras concentradas na segunda etapa de revitalização
Presidente do TRE/AL reúne desembargadores para tratar dos julgamentos das Eleições 2026
Rafael Brito comemora aprovação de projeto que fortalece formação de professores
Homem sofre crise de asma e é socorrido por equipes do Samu e da PM em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
