Aumento da passagem aérea é tema em audição pública no Senado Federal
O preço do voo econômico sofreu acréscimo de 62% no primeiro trimestre de 2022
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) apresentou requerimento à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal para realização de audiência pública sobre serviços prestados pelas empresas aéreas.
Entre os temas a serem discutidos estão: preço de passagens aéreas, despacho de bagagens, pagamento para marcação antecipada de assentos e abertura de mercado do setor aéreo nacional.
Na justificativa, o parlamentar aponta que levantamentos realizados por plataformas de viagem revelam aumento no preço médio das passagens aéreas de até 62% de janeiro a março deste ano.
“No ano de 2020, o Congresso Nacional deliberou sobre medidas provisórias que alteravam as regras de reembolso e remarcação de passagens aéreas para voos cancelados durante a pandemia de covid-19. Além disto, o texto aprovado possibilitava que o Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac) poderia emprestar recursos, até 31 de dezembro de 2020, às empresas do setor aéreo que comprovassem prejuízos devido à pandemia. (…) É preciso dar transparência a estas operações”, afirma o senador no requerimento.
O parlamentar aponta ainda que é necessário analisar o fato do Brasil ter um mercado altamente concentrado, hoje, atendido internamente basicamente por apenas três grandes companhias.
O requerimento deve ser apreciado na próxima sessão da Comissão de Assuntos Econômicos.
Se aprovado, devem ser ouvidos representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon); Petrobras; Agência Nacional do Petróleo (ANP); Secretaria de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência (Seprac); Ministério da Infraestrutura; e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
“Vamos cobrar as autoridades competentes para que a situação se encaminhe para a normalidade”, afirmou o senador.
Infraestrutura dos aeroportos
O autor do requerimento também propõe que a audiência aborde a situação dos aeroportos. O senador Nelsinho Trad lembra o caso do Aeroporto Ueze Elias Zahran de Campo Grande.
O terminal está em obras como parte do projeto de privatização.
“A obra está andando a passos de tartaruga e gerando caos à população. Não se consegue estacionar para poder fazer o desembarque e o embarque de passageiros e existe drenagem deficitária”, comentou o senador.
Confira a reportagem do tema no Youtube:
Últimas notícias
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
