Geral

Governador Klever prestigia inauguração de monumento em homenagem ao patrono da marinha

Estátua do Almirante Tamandaré está localizada na orla da Ponta Verde, em Maceió

Por Secom Alagoas 12/05/2022 18h06
Governador Klever prestigia inauguração de monumento em homenagem ao patrono da marinha
Cerimônia de inauguração também contou com a participação do Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, comandante da Marinha - Foto: Neno Canuto

O governador Klever Loureiro participou nesta quinta-feira (12) da solenidade de inauguração do monumento do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha, na orla da Ponta Verde, em Maceió. A cerimônia de inauguração contou com a participação do Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, comandante da Marinha, e de outras autoridades civis e militares.

“Essa inauguração é um marco não só pelo que o Almirante representa para Marinha, mas também para o Brasil. É uma homenagem merecida e até o local foi sugestivo próximo ao mar onde ele em muitos combates representou a Marinha e nosso país. É um motivo muito importante para Alagoas pela grandeza e pelo que representa essa homenagem a esse grande homem que foi o Almirante Tamandaré”, afirmou o governador, ao lado da estátua instalada no calçadão da Avenida Silvio Carlos Viana, da orla da Ponta Verde, em Maceió.

“Os interesses do Brasil sempre estiveram acima da sua própria vontade ou dos seus interesses pessoais. Esses foram os valores que, além de nos inspirar como marinheiros, também nos motivaram a trazer um pouco da história e do simbolismo do Almirante Tamandaré para além dos conveses dos nossos navios e dos muros das nossas organizações militares inaugurando, com o apoio de valorosos parceiros, monumentos como este em mais de uma dezena de cidades, de norte a sul do País e, talvez, até mesmo no exterior”, afirmou o Almirante Garnier, ao lado do comandante do 3º Distrito Naval, o vice-almirante André Moraes Ferreira e do capitão dos Portos de Alagoas, o capitão de mar e guerra, Wendel Petrocelli.

O comandante da Marinha comentou da presença do governador no evento. “Para nós da Marinha todas as autoridades constituídas do poder público sempre nos prestigiam com suas presenças. O governador Klever enobrece o nosso ato”. A inauguração da estátua encerra a semana de atividades promovidas para iniciar as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. O monumento que foi inaugurado em Maceió é o segundo do tipo no país. O primeiro foi entregue ontem (11) em Fortaleza-CE.

QUEM FOI

Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, nasceu em 1807, em Rio Grande (RS). Ele dedicou 66 anos de vida à Marinha, tendo se apresentado como voluntário para defender a Independência do Brasil com apenas 15 anos. Entre outros diversos fatos, ele foi decisivo em episódios de manutenção do território brasileiro e na Batalha Naval do Riachuelo, que teve sua plenitude no dia 11 de junho. Faleceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1897. Como homenagem foi escolhido como Patrono da Marinha.