Saúde

No Dia da Doação de Leite Materno, banco de AL precisa de doadoras

Durante a pandemia de Covid-19, estoque chegou a fica zerado

Por 7Segundos 19/05/2022 11h11
No Dia da Doação de Leite Materno, banco de AL precisa de doadoras
Dia Mundial de Doação de Leite Materno - Foto: Assessoria

A pandemia afetou as doações no banco de leite materno da Maternidade Escola Santa Mônica. Em 2020, por causa do avanço da Covid-19, mães ficaram com receio de doar e o estoque chegou a ficar zerado.

Apesar do auge da pandemia ter passado, o banco de leite ainda precisa de doações. Nesta quinta-feira (19), Dia Mundial da Doação de Leite Materno, o 7Segundos conversou com a pediatra e coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Andréa Pinheiro.

De acordo com a médica, o estoque de leite pasteurizado só supre a mesma semana e, ainda sim, nem todos os bebês prematuros são contemplados. “Selecionamos os casos mais críticos, os que mais precisam”.

“O leite materno tem componentes e especificidades que nenhum outro tem. Faz parte integrante do plano terapêutico dos bebês. Ajuda na recuperação e ajuda contra infecções”, explicou.

A maternidade já começou a receber doações, mas campanhas de forma externa e interna continuam. Dentre as atividades, está programada uma blitz nas proximidades da unidade de saúde, no Poço, no sábado; e uma ação de conscientização na Rua Fechada, no domingo.

Para mais informações sobre de que forma doar, a maternidade disponibiliza o telefone (82) 3315-4434.