Cultura

Presidente da FMAC detalha programação de São João que irá iniciar desde o 1º dia de junho em Maceió

O mês será repleto de atrações culturais que valorizam e incentivam a cultura local

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 19/05/2022 20h08
Presidente da FMAC detalha programação de São João que irá iniciar desde o 1º dia de junho em Maceió
O presidente da FMAC, João Hugo Lyra - Foto: Reprodução/Instagram

O convidado especial do programa Na Mira da Notícia desta quinta-feira (19) foi o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), João Hugo Lyra. Na ocasião, o entrevistado comentou sobre o São João de Maceió, considerado o maior do litoral brasileiro e com grande repercussão.

Boatos já estavam sendo espalhados de que o festejo tradicional seria maior e melhor como nunca antes. Tudo se confirmou durante o evento de lançamento da programação oficial do São João, realizado pela Prefeitura de Maceió, nesta quarta-feira (18). João Hugo Lyra esteve presente e, com exclusividade ao 7Segundos, disse "estamos tentando ser o maior e o melhor", o que, de acordo com o feedback dos maceioenses, já está sendo.

Durante a entrevista ao radialista Ângelo Farias, o presidente da FMAC pontuou que Maceió nunca tentou fazer um evento deste tamanho em festas de São João antes e cidades como Campina Grande, Caruaru e Petrolina tinham destaque. "O prefeito não quis deixar Maceió de fora e resolveu fazer o maior São João do litoral do Brasil, haja vista que Maceió é a única capital que está investindo nessa data para que se torne uma data turística", iniciou.

Apesar de ter grandes artistas nacionais, como Alok, Ludmilla, Pedro Sampaio e Zé Felipe, João destaca que haverão outros artistas que trarão a cultura popular local aos shows. "São mais de 1.500 artistas contemplados só daqui de Maceió, dentre eles todos os trios de forró, todas as quadrilhas, todo coco de roda e todo bumba meu boi, além de todas as bandas que fazem parte do cast hoje de nossos editais da FMAC", ressaltou.

Aos que ainda tem dúvidas, João Hugo Lyra explica que todos os eventos serão abertos ao público. Os shows serão divididos em três bairros da capital: o Jaraguá, Tabuleiro e Benedito Bentes. O Biu irá abrir o São João na primeira semana e Jaraguá ficará encarregado de fechar os festejos.

Um dos principais objetivos de JHC é incluir a parte alta de Maceió, muitas vezes esquecidas em gestões anteriores, em eventos culturais de qualidade. 

Lyra garante que, dessa vez, a capacidade máxima de pessoas no evento do Benedito Bentes irá ser de 150 mil, já que no último evento realizado em comemoração ao aniversário do bairro apenas 70 mil pessoas entraram e 30 mil ficaram para fora por falta de espaço. Já no Jaraguá, a capacidade máxima chegará até 300 mil pessoas.

Em reunião com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) nesta quinta (19), a logística inicial será do fechamento total do Jaraguá, desde o Clube Fênix ao porto de Maceió. A ideia é dividir o espaço em três a quatro polos separador por gêneros musicais. "A ideia é que o São João seja eclético e democrático".

"O prefeito JHC tem um olhar bastante diferenciado para a cultura e pede para que a cultura popular seja a maior beneficiada dentro da FMAC", disse. Um exemplo disso é que, durante o mês de junho, os turistas que chegarão pelo aeroporto e pelo porto de Maceió serão recepcionados com trios de forró, quadrilhas, coco de roda e outros atrativos da cultura local.

Os maceioenses também poderão contar com os famosos Pé de Serra, que circularão pela orla de Maceió, no Centro e nas feiras do Tabuleiro e do Jacintinho a partir do dia 1 de junho.