Mundo

Tiroteio deixa 15 mortos em escola primária nos EUA, diz governador do Texas

Entre as vítimas, estão 14 alunos e um professor; ainda não foram divulgados detalhes sobre o ataque

Por CNN Brasil 24/05/2022 18h06
Tiroteio deixa 15 mortos em escola primária nos EUA, diz governador do Texas
Policiais e socorristas se reúnem do lado de fora da Robb Elementary School, em Uvalde, Texas, onde ocorreu um tiroteio nesta terça-feira (24 de maio de 2022), e deixou ao menos quinze mortos - Foto: Dario Lopez-Mills/AP

Um homem armado atirou e matou 14 alunos e um professor nesta terça-feira (24) em uma escola primária no sul do Texas, informou o governador Gregg Abbott. O ataque a tiros ocorreu na Robb Elementary School em Uvalde.

Até o início da noite desta terça, ainda não haviam sido divulgados detalhes sobre as circunstâncias do ataque, que ocorreu por volta de meio-dia pelo horário local (14h no horário de Brasília). A cidade de Uvalde fica a cerca de 130 quilômetros a oeste de San Antonio.

O FBI e o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF, na sigla em inglês) estão auxiliando a polícia local na investigação.

“O que aconteceu em Uvalde é uma tragédia horrível que não pode ser tolerada no estado do Texas. Há uma ação rápida sendo tomada pela polícia local”, disse o governador em coletiva de imprensa. Ele garantiu que as autoridades locais estão auxiliando nas investigações e que receberão “todos os recursos necessários”.

A vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já foi comunicado sobre o fato e que “continuará a ser informado regularmente à medida que as informações estiverem disponíveis”.

“Suas orações estão com as famílias impactadas por este terrível evento”, disse Jean-Pierre. Ela destacou que o presidente deverá falar sobre o ataque ainda nesta noite, quando retornar à Casa Branca.

Sobre o atirador

O chefe da polícia na região de Uvalde, Pete Arredondo, afirmou que o autor do ataque está morto e agiu sozinho. Arredondo, porém, não deu informações atualizadas sobre as vítimas.

Segundo o governador do Texas, o atirador era um homem de 18 anos. “Acredita-se que ele abandonou seu veículo e entrou na escola com um revólver”, disse Abbott. Ele acrescentou que há a possibilidade de que o indivíduo estivesse portando um rifle, mas isso ainda não foi confirmado.

Abbott informou que dois agentes que combateram o criminoso foram alvejados, mas tiveram ferimentos leves.


Informações sobre a escola

A Robb Elementary School atende alunos do 2º ao 4º ano e teve 535 estudantes matriculados no ano letivo de 2020-21, segundo dados estaduais. Cerca de 90% dos alunos são de origem hispânica e aproximadamente de 81% são de classes econômicas mais baixas.

O último dia de aula antes das férias de verão seria nesta quinta-feira (26). Todas as atividades na escola foram canceladas.

(Esta reportagem está em atualização)