Brasil

Hacker maceioense é preso por pirataria digital em operação internacional

Prisão ocorreu no bairro do Jacintinho

Por 7Segundos com g1 com Ascom PCAL 21/06/2022 08h08 - Atualizado em 21/06/2022 09h09
Hacker maceioense é preso por pirataria digital em operação internacional
Computador utilizado pelo hacker - Foto: Assessoria

O Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), a quarta edição da "Operação 404", contra a pirataria digital, em Alagoas e mais dez estados.

Os policiais civis cumprem 30 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de transmitir ilegalmente conteúdo na internet.

Segundo o Ministério da Justiça, os investigados capturavam o sinal de canais de televisão fechada e cobravam para repassá-los para assinantes do serviço de pirataria.

Em Alagoas, a operação é coordenada pelo delegado Sidney Tenório, titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos. Foram cumpridos três mandados de busca, sendo o principal deles no bairro do Jacintinho, em Maceió, onde um hacker, foi conduzido à Delegacia de Crimes Cibernéticos para ser interrogado. Ele possuía dois sites, usados na prática desse  tipo de crime.

A ação integrada no combate à pirataria online está sendo deflagrada com a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI e Departamento de Justiça – DOJ) e do Reino Unido no Brasil (IPO – Intellectual Property Office e PIPCU - Police Intellectual Property Crime Unit), Conselho Nacional dos Chefes de
Polícia Civil, além da cooperação de associações de proteção da  propriedade intelectual no Brasil.

Os agentes também bloquearam 266 sites e 461 aplicativos de streaming pirata e removeram perfis e páginas de redes sociais e de buscadores da internet. A pasta estima que o dano causado pelos crimes é de R$ 306 milhões.