Política

Auditoria da Prefeitura de Maceió pode apresentar rombo milionário na gestão de Rui Palmeira

Controladoria Geral do Município analisa orçamento de obras em escolas, postos de saúde e pavimentação

Por Berg Morais 30/06/2022 15h03
Auditoria da Prefeitura de Maceió pode apresentar rombo milionário na gestão de Rui Palmeira
Rui Palmeira, ex-prefeito de Maceió - Foto: Reprodução / Instagram

Uma auditoria da Prefeitura de Maceió pode ter encontrado indícios de má gestão em obras realizadas no município entre os anos de 2016 e 2020. Quando divulgados, os dados poderão apresentar possíveis desvios de recursos e um rombo milionário nos cofres públicos.

Informações dão conta de que técnicos da Controladoria Geral do Município analisam minuciosamente o orçamento de obras em escolas, postos de saúde e pavimentação. Há, ainda, suspeita de empresas que teriam atuado como possíveis “laranjas”, onde apenas participavam de licitações sem interesse em vencer o processo.

O estudo também apura se servidores públicos estiveram envolvidos, facilitando a operacionalização do suposto esquema de corrupção. Quando concluído, o resultado da auditoria deverá ser encaminhado ao Ministério Público Estadual (MP), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Polícia Civil para a investigação de possíveis crimes.

As suspeitas de corrupção são correspondentes aos anos em que o pré-candidato ao Governo de Alagoas, Rui Palmeira (PSD), estava em seu segundo mandato na Prefeitura de Maceió.

Ao assumir a gestão municipal, o prefeito JHC (PSB) já havia revelado, em janeiro de 2021, que contratos não foram pagos, o calote no IPREV e uma série de outras inadimplências. Segundo ele, a Prefeitura foi entregue com um “grande rombo”.

"A situação está dramática para o Município, porque entregaram [a prefeitura] com um grande rombo no caixa. No apagar das luzes, muitos contratos não foram pagos. Além do calote do IPREV e de outras despesas que não tínhamos previsão financeira. Estamos nos debruçando sobre os números, mas a situação da Prefeitura de Maceió não é boa", disse à época JHC.