Eleições

Lula se mantém na liderança na intenção de voto dos alagoanos

Apesar de continuar liderando, o petista perdeu 4 pontos percentuais desde a última pesquisa realizada

Por 7Segundos 04/07/2022 20h08 - Atualizado em 04/07/2022 21h09
Lula se mantém na liderança na intenção de voto dos alagoanos
O pré-candidato à Presidência da República, Lula (PT), durante evento em Maceió, Alagoas - Foto: 17.06.2022 - Reprodução/Youtube/PT

O Instituto DataSensus realizou uma pesquisa de opinião pública para calcular a intenção de votos dos alagoanos nas eleições de 2022. Os dados foram coletados do dia 30 de junho ao dia 2 de julho e foram divulgados na noite desta segunda-feira (4º). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mantém na liderança nas amostras espontânea e estimulada.


Amostra espontânea

Para a presidência, Lula (PT) segue liderando, com 41%, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 25.1%. Ciro Gomes (PDT) continua na terceira posição, com 1.6% das intenções de voto. Outros candidatos representam apenas 1% do total. Já votos brancos e nulos somam 4.4%

O petista lidera as intenções de votos na pesquisa do Data Sensus - Foto: Data Sensus

Apesar de se manter na liderança, o ex-presidente do Brasil perdeu 4 pontos percentuais desde a última pesquisa espontânea, onde estava com 45% das intenções de voto para presidente. Já o atual presidente apresentou um aumento de 5%, saindo de 20% para 25%.

Eleitores que não sabem ainda em quem votar ou não quiseram opinar passaram de 29% a 27%.

Lula (PT) perde 4 pontos percentuais e Jair Bolsonaro (PL) ganha 5 - Foto: Data Sensus

Amostra estimulada

As intenções de voto para presidente na amostra estimulada mantém a liderança do petista com 49.7%. Bolsonaro também continua na mesma posição, com 28.9% das intenções de votos, seguido por Ciro Gomes, com 3.5%.

Lula segue na liderança em todas as amostras - Foto: Data Sensus

Assim como na amostra espontânea, Lula perdeu 4% das intenções de votos dos alagoanos e o atual presidente subiu 5 pontos percentuais.

Lula (PT) também perde pontos na estimulada - Foto: Data Sensus

Metodologia

No total, foram realizadas 5.026 entrevistas em 99 municípios alagoanos. A quantidade de questionários por município é proporcional à participação de cada um na composição eleitoral total do Estado.

A margem de erro é de 1.4% pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.