Clima

Após chuvas, São José da Laje recebe ações de limpeza em pontos acidentados

O município registrou danos em decorrência do transbordamento do Rio Mundaú

Por 7 Segundos com AL1 05/07/2022 15h03
Após chuvas, São José da Laje recebe ações de limpeza em pontos acidentados
A ação conta com algumas máquinas entregues pela prefeitura para auxílio - Foto: Reprodução/AL1

O município de São José da Laje recebeu, nesta terça-feira (05), vários mutirões e serviços de limpeza em diferentes pontos para reorganizar a região após as chuvas que assolaram o local desde o final de semana passado.

As ações, que contam com moradores, voluntários e servidores públicos, tiveram início após o nível da chuva e do Rio Mundaú reduzirem e a previsão meteorológica apontar um período seguro quanto às chuvas fortes.

Apesar disso, o município registrou fortes danos em vários pontos, com vários locais na cidade em escombros, incluindo sua praça principal. Além do entulho, várias regiões estão com alto acúmulo de lama por causa do transbordamento do Rio Mundaú.

A prefeitura disponibilizou algumas maquinas como tratores e escavadeiras para facilitar no trabalho de limpeza, além disso, algumas pessoas que deixaram a cidade por causa dos riscos também estão retornando para se juntar ao movimento de limpeza.

Apesar da redução nas águas, 68 famílias ainda estão ilhadas em três povoados na região. Estas pessoas estão recebendo apoio de helicópteros pois não é possível visitar os povoados a pé ou a barco por causa da forte correnteza dos rios.

"Nós temos alguns povoados que até o momento ainda não tivemos acesso, apenas por aeronave", disse a secretaria de Assistência Social, Adriana Barbosa. A titular comentou que a secretaria está em contato com agentes comunitários de saúde ou moradores para melhor atender as famílias ilhadas.