SMS participa de pesquisa nacional sobre o impacto da vacinação contra o HPV
Unidades de Saúde de Maceió estão realizando coletas em usuários para subsidiar o estudo

A Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está participando da pesquisa “Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo Papilomavírus Humano – HPV: POP-Brasil 2”. A primeira etapa do estudo aconteceu entre 2016-2017 e a segunda entre 2021-2023. A pesquisa, atualmente em sua segunda etapa, está sendo construída por meio da coleta de amostras em usuários de cinco Unidades de Saúde de Maceió.
O estudo tem o objetivo de avaliar o impacto da vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV) no Brasil e está sendo coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), em parceria com o Ministério da Saúde, com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
A técnica do programa de combate IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho destacou que a pesquisa proporciona o conhecimento sobre a prevalência do HPV, o impacto da vacina e impulsiona a tomada de políticas públicas no país.
“Essa pesquisa é um importante instrumento de Vigilância em Saúde para o Brasil. Os resultados produzidos auxiliarão o país na tomada de decisão e formulação de políticas públicas no enfrentamento do HPV, um vírus que atinge 11,7% da população global. É uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo e a maioria das pessoas sexualmente ativas entrou ou entrará em contato com ele em algum momento da vida. Por isso, a vacinação contra o HPV é extremamente importante porque confere imunidade para os subtipos 6, 11, 16 e 18, que apresentam risco para o câncer”, afirma.
Participam da pesquisa a Unidade de Saúde da Família (USF) São José (Canaã), USF João Sampaio, USF Denisson Menezes (Cidade Universitária), USF Village Campestre II e Unidade Docente Assistencial Prof. Gilberto de Macedo UFAL.
Dados das coletas
De acordo com o Boletim Informativo (junho de 2022) do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, Maceió já entrevistou e examinou 312 pessoas. A meta de coleta é de 319.
No Brasil, a meta é de 14.350 pessoas, até o momento o país alcançou 3.709 coletas. Na capital alagoana, segundo a Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, as coletas continuarão independente de ter atingido a meta se houver interesse dos profissionais das unidades em prosseguir colaborando com a pesquisa.
Número de coletas realizadas nas unidades
USF Village II / UDA-UFAL: 171
USF São José (Canaã): 25
USF João Sampaio: 75
USF Denisson Menezes: 41
Sobre a pesquisa
Os principais objetivos da pesquisa são avaliar a prevalência de HPV genital e seus tipos em indivíduos (homens e mulheres) de 16 a 25 anos, identificando os fatores comportamentais associados e os fatores que levam a ausência de vacinação ou a não completude do esquema vacinal.
O estudo busca, ainda, avaliar a prevalência de outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis, clamídia e gonorreia e identificar a existência de proteção cruzada da vacina quadrivalente contra outros tipos de HPV.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
